Em decorrência dos impactos ambientais provocados pelo homem, atualmente, é notável uma maior preocupação da sociedade sobre a conservação da biodiversidade. Deste modo, a população tem sido induzida a pensar sobre conceitos relacionados à Educação Ambiental e sua aplicação prática. Portanto, destaca-se a importância do ambiente escolar como um dos espaços essenciais para a abordagem dessa temática. Esse relato de experiência trata de ações desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Acopiara, e tem por objetivo apresentar o plantio de mudas como uma prática educativa para promoção da Educação Ambiental em uma escola de Ensino Médio. A ação foi realizada em uma escola Estadual de Tempo Integral da rede pública do município de Acopiara, Ceará. O público alvo foram estudantes da segunda série do Ensino Médio, turno matutino, que residem no território rural. De acordo com os relatos, os estudantes demonstraram conhecedores da importância de trabalhar a Educação Ambiental no âmbito escolar, assim, todos avaliaram a prática do plantio de mudas como excelente estratégia pedagógica, tendo em vista que cinquenta por cento da turma nunca plantou mudas. Acredita-se que esta proposta prática coloca os estudantes como sujeitos ativos, levando-os a repensar algumas atitudes da sociedade em relação ao meio ambiente e prepará-los para atuar como cidadãos em busca de uma boa qualidade de vida. Assim, ficou claro que essa estratégia contribuiu na aprendizagem e incentivou os alunos a pensar em projetos futuros que contribuam na preservação do meio ambiente, tornando-o mais sensíveis quanto às questões ambientais.