Este artigo faz uma análise sobre a gestão escolar democrática evidenciando a sua importância para a efetividade de um bom clima organizacional na escola. Para tanto, a pesquisa é de base qualitativa a partir de investigação que se sucedeu em forma de pesquisa bibliográfica tendo por base autores como Paro, Libâneo, Saviani, Hora, Luck entre outros. Diante da complexidade da sociedade capitalista atual e das muitas particularidades e desafios da escola, enquanto instituição social formal do ato educativo e, ainda, da necessidade de pensar a educação, sobretudo, a sua gestão, é que problematizamos a seguinte questão: quais as contribuições da gestão democrática para a efetividade de um bom clima organizacional na escola? Partiu-se da concepção sociológica do espaço escolar e do estudo das diferentes influências/mediações que ela sofre no contexto da sociedade capitalista. Para tratar acerca da gestão democrática e do clima organizacional, buscou-se, a partir dos autores, refletir a importância da gestão democrática para promoção da participação, incorporação do sentido de autonomia e democratização no espaço escolar. Portanto, as conclusões iniciais deste artigo indicam que a gestão democrática é uma ferramenta que promove o fortalecimento da participação coletiva; do respeito às diferenças; do desenvolvimento da autonomia dos sujeitos; da democratização do espaço escolar; da instituição de um clima organizacional saudável em que o respeito, a empatia e a tolerância se evidenciam no cotidiano escolar.