O presente trabalho objetiva refletir sobre a importância da adoção de metodologias ativas no ensino e aprendizagem da Geografia, e, para isso, busca explorar as experiências formativas e os desafios advindos das práticas realizadas no Estágio Supervisionado III do Curso de Licenciatura em Geografia, do Instituto Federal da Bahia, Campus Salvador. Na intencionalidade do incremento de práticas pedagógicas atentas ao envolvimento ativo e à participação dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem, o artigo irá abordar as atividades desenvolvidas em turma do 3º ano do ensino médio de escola da rede estadual da capital baiana que tiveram como aspecto balizador a importância de um tratamento teórico e metodológico de conteúdo que oportunizasse nos estudantes a construção de conhecimentos significativos mediante a experimentação de metodologias e recursos ativos fomentadores de um maior envolvimento nas aulas. Considerando um perfil de turma heterogêneo, composta por uma quantidade expressiva de estudantes, com grande poder de dispersão, a preocupação em como motivar, gerar interesse e concentração, bem como interação e participação dos estudantes guiou o planejamento das ações numa direção que justificou a adoção de procedimentos metodológicos que ultrapassem a perspectiva de ensino tradicional, tendo sido experimentadas nas aulas a aprendizagem baseada em pares, a aprendizagem baseada em problemas, estudo de caso e a gamificação para o trabalho com o conteúdo Industrialização. A partir da experiência que envolveu o trabalho com imagens, mapa mental, música e vídeos foi possível concluir que, diante de um contexto social de mudanças rápidas e profundas, é preciso defender e estimular uma prática docente que torne o sujeito cada vez mais protagonista e crítico-reflexivo da realidade que o cerca, cabendo ao educador um papel central na mediação para interpretação dos fenômenos e processos geográficos nas mais diversas espacialidades e dimensões.