A ampliação do acesso das crianças de zero a cinco anos à escola e a implementação de políticas públicas de valorização voltados para a Educação Infantil são, indiscutivelmente, alguns dos avanços alcançados nos últimos anos. No entanto, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados, no contexto nacional, como a falta de recursos materiais e humanos nas creches e pré-escolas, a precarização do trabalho de professores e auxiliares, a necessidade de formação adequada e também continuada, a garantia de uma educação de qualidade e inclusiva para todas as crianças. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar, a luz das orientações apresentadas nos documentos oficiais e demais referências bibliográficos pertinente, as transformações da Educação Infantil, no município de Camalaú-PB, na última década. E assim, refletirmos sobre os avanços e desafios nesta etapa da educação básica. Para isso, adotaremos a metodologia da pesquisa bibliográfica, tendo como embasamento inicial: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010). Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Base Nacional Comum Curricular (2018), Proposta curricular do Estado da Paraíba (2018), ABRAMOWICZ, TEBET (2017), CÔCO (2015), GOMES (2009), BARBOSA, ALVES, SILVEIRA, SOARES, (2014). Em suma, observamos significativos avanços na formação e valorização dos profissionais, na melhoria da infraestrutura, no transporte e alimentação. Porém, tais avanços ainda não alcança todos os municípios brasileiros, havendo assim a necessidade da continuação das políticas e investimentos que garantam uma educação de qualidade para todas as crianças, independentemente de sua origem social e geográfica. Afinal, o investimento nessa etapa traz benefícios não só para o presente, mas também para o futuro delas e da sociedade como um todo.