Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

Visualizações: 234
A INSERÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULATIVOS E JOGOS MATEMÁTICOS NO COTIDIANO DA SALA DE AULA: IDENTIFICANDO POTENCIALIDADES METODOLÓGICAS

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULATIVOS, POTENCIALIDADES METODOLÓGICAS Relato de Experiência(RE) Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM) Publicado em 29 de novembro de 2014

Resumo

O presente trabalho está inserido na temática especifica: Materiais Didáticos Manipulativos e Jogos Matemáticos no Cotidiano da Sala de Aula. O objetivo do mesmo é identificar potencialidades metodológicas a partir da inserção de recursos didático-pedagógicos, como os Materiais Didáticos Manipulativos e Jogos Matemáticos. Nosso objeto de estudo foi uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental, composta de 12 alunos, onde aplicamos nossas atividades pré-planejadas em um total de 6 aulas de 50 minutos, focando principalmente em recursos como o Ábaco, Barras de Cuisenaire e Quadrados Mágicos. Concluímos que a sala de aula de Matemática se transforma em um ambiente de construção de conhecimento, possibilitando diversas interações, conquistas de confiança diante dos conteúdos matemáticos, desenvolvimento de autonomia e criticidade, aprendizagem prazerosa, porém, antes de tudo, o planejamento de ações é imprescindível e fundamental para alcançar resultados significativos

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.