A presente proposta destaca um dos vieses de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida em nível de doutorado (FE/UnB, 2022), tendo como: principal teórico Vázquez (2001), campo a EJA/EAD, sujeito os docentes da EJA/EAD, e como objeto, o modelo de práxis docente desenvolvida durante o exercício profissional do sujeito da pesquisa. Aliando-se ao víeis proposto desta apresentação, e aos atuais estudos em desenvolvimento, como questão formula-se: Desenvolver estudos teóricos, objetivando uma melhor compreensão dos modelos de práxis conceituados por Vázquez, apresentados em Filosofia da práxis (2001), via a produção de material didático gráfico representativos das conceituações de Vázquez. Pela junção de tais estudos, compreendeu-se que, de acordo como o modelo de relação homem/natureza adotado, e para que o mesmo se concretize, torna-se necessário o favorecimento, a criação e a adoção de regras e leis, aplicadas entre outros meios, via sistema educacional, direcionando assim, a formulação, legitimação e manutenção do mesmo, o qual, culminará na sociedade desejada. Os primeiros resultado, apresentam o desenvolvimento de gráficos originais objetivando melhorias e avanços no que tange os estudos da práxis em Vázquez, assim como, condutas e ações práticas por parte dos sujeitos da pesquisa, correspondentes aos conceitos de práxis social, práxis política, e o conceito de homem comum em Vázquez (2001). Entre as conclusões, destaca-se a relevância do tema no que tange formação docente, práxis docente, formação cidadã e construção social