Este estudo aborda os pressupostos relacionados à aplicação da educação midiática na formação de sujeitos críticos e conscientes de uma informação verdadeira e os cuidados com a propagação de informações através das redes digitais. Analisar como os benefícios e as consequências da propagação e formação de ideologia a partir de informações que são propagadas via internet tornou-se uma das maiores preocupações no século XXI, no contexto educacional é de grande importância destacar que a aplicação de conceitos relacionados a esse tipo de conteúdo tem como objetivo a formação e construção de sujeitos aptos a compreenderem o quanto é essencial uma informação verídica para construir conhecimento e saberes com relação a determinado conteúdo que está sendo repassado pelas mídias digitais. Objetivo é propor soluções práticas que desenvolvam habilidades sobre o uso das tecnologias digitais para formação cidadã dos adolescentes. Metodologia escolhida é a interventiva, no sentido de propor soluções práticas a realidade social, que ao mesmo tempo torne relevantes os aspectos psicológicos na aplicação da proposta. Dessa forma, a pesquisa qualitativa-quantitativa foi baseada em 3 etapas, sendo a primeira delas a coleta de dados bibliográficos, a segunda uma abordagem teórica dialógica com a turma, e por último a terceira movimento de reflexão-ação no desenvolvimento de produtos que favoreçam as mídias de comunicação e divulgação. Conclusão da proposta interventiva foi voltada ao protagonismo juvenil dos alunos com a elaboração de jornal digital institucional, páginas no instagram para a divulgação de informações úteis para a sociedade e construção de saber.