Abordar o relevo terrestre e sua influência no espaço geográfico é um desafio vivenciado pelo docente seja na educação básica e/ou no ensino superior, visto que, a ausência de informações que sejam próximas a realidade dos alunos impõe obstáculos ao profissional, no momento de procurar alternativas atrativas que tornem o processo de ensino-aprendizagem significativo. Nesse contexto, o presente artigo busca analisar as atividades socioambiental, cultural e econômica mediante as influências das serras residuais da borda leste do Planalto da Borborema/PB, bem como compreender sua aplicabilidade didática na educação geográfica. Sendo assim, trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo em vista que, realizou-se levantamento bibliográficos das informações mais pertinentes para averiguar as atividades socioeconômicas espaço analisado. Diante disso, percebe-se que a morfologia do Planalto da Borborema na Paraíba apresenta em toda sua extensão de norte a sul desnivelamentos topográficos oriundos das elevações das serras que influenciam no clima, hidrografia, solo, vegetação, e acima de tudo, no modo de vida da sociedade, as quais podem ser aproveitadas para diversos fins, inclusive didáticos. Neste viés, didaticamente, estas serras podem servir como elementos práticos para estudos geomorfológicos, de modo, a favorecer toda comunidade estudantil de âmbito local a compreender o espaço geográfico. Como resultados, identificamos algumas atividades socioeconômicas que ocorrem em virtude das influências serranas, como a realização das festividades através da “Rota Cultural Caminhos do Frio” que abrange parte das cidades do Brejo paraibano, e o turismo religioso a partir da construção do Memorial Frei Damião na Serra da Jurema no município de Guarabira/PB. Ademais, são atividades que geram empregos e rendas aos moradores locais, além de ser espaços com grande potencial para realização de aula de campo, podem ser discutidas na sala de aula ao abordar temas relacionados à natureza, sociedade, cultura e economia.