Este artigo tem o objetivo de compreender como o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) constitui-se como um espaço importante na prática docente – e que deve estar presente na formação de professores de matemática –, possibilitando uma aproximação entre teoria e prática matemática, fundamentada por meio de exercícios realizados no Laboratório. São propostos os seguintes questionamentos: como a prática docente de futuros professores de matemática pode se beneficiar do Laboratório de Ensino de Matemática aliado ao processo de ensino? Quais as consequências da presença do Laboratório no processo de aprendizagem e na construção de conhecimento matemático dos alunos? Com o intuito de responder esses questionamentos, e abranger percepções sobre o tema, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, levando em consideração pesquisas que foram realizadas em universidades que possuem o LEM disponível para os alunos de Licenciatura em Matemática. Destacam-se as práticas educativas que surgem da presença do LEM nas escolas, que auxiliam a prática docente, como aquelas que valem-se de materiais concretos na sua execução, e a possibilidade de construção do LEM como um espaço democrático de aprendizagem. A pesquisa sobre o Laboratório de Ensino de Matemática deve ser fomentada, uma vez que pode dar luz à outras práticas educativas e novos métodos de ensino. O professor de matemática deve ser capaz de utilizar esse espaço da maneira adequada e explorar os limites de sua utilização, aproveitando-se de todas as vantagens que esse espaço pode oferecer.