A discussão acerca da importância da conscientização socioambiental é um tema importante que deve ser trabalhado durante as etapas escolares dos estudantes. No ensino de Geografia, este tema torna-se ainda mais relevante, dado que o ambiente é um conceito importante para esta ciência e sua discussão requer pensar a relação do ser humano com a natureza. Logo, deve ser considerado, também, os desafios para resolver as questões ambientais, e estas só podem ser solucionadas/mitigadas a partir da conscientização dos problemas e da sensibilização sobre as formas de resolvê-los pela sociedade como um todo. Nesse sentido, embora seja um desafio, é fundamental que os educadores trabalhem o tema da conscientização socioambiental em sala de aula, a fim de formar cidadãos conscientes e responsáveis. Posto isto, o trabalho versa sobre o posicionamento e conscientização de alunos do Ensino Médio sobre as questões socioambientais, bem como, revela como uma escola pública e o professor de Geografia da instituição pesquisada mobiliza a temática posta em suas atividades pedagógicas. Para tanto, a construção do artigo deu-se pela revisão bibliográfica, sendo realizada a construção teórica sobre ambiente, questão ambiental e conscientização socioambiental; e um estudo de caso, no qual foi investigado: as práticas de uma escola pública para a conscientização socioambiental, as ações do professor de Geografia e o posicionamento de estudantes sobre a temática. Para o professor e estudantes, foram aplicados questionários estruturados. Entende-se que para desenvolver a consciência socioambiental no contexto escolar, faz-se necessário a adoção da interdisciplinaridade e da mobilização de diversas estratégias pedagógicas, incluindo atividades teóricas e práticas, e estas devem ser vista como parte integrante do processo educacional. A partir atividade consistente de conscientização, é possível contribuir com a valorização e cuidado com o ambiente, gerando impacto positivo e fazendo com que crianças e jovens aprendam a ser agentes de mudanças.