Este trabalho pretende apresentar uma sequência didática, e relatos de sua aplicação, proposta por educadores na Fundação Gol de Letra, ao trabalharem a ancestralidade pela perspectiva da educação integral e da educação em sexualidade, através da capoeira. Tal processo nasce de uma parceria, interna à instituição, e tem como principal objetivo trabalhar a interseccionalidade raça, gênero e sexualidade através do esporte educacional, nesse caso, tendo a capoeira como principal estratégia metodológica. Nessa parceria buscamos, ao trabalhar como temática central a ancestralidade, compreender como a valorização da cultura e das potencialidades negras, podem atuar no combate ao racismo estrutural e empoderamento das infâncias, adolescências e juventudes. Pensando, sobretudo, no respeito às diferentes corporeidades, vivências e afetos, e no auto cuidado e auto proteção que devem ser desenvolvidos de forma coletiva, atendendo, assim, também aos direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, aos Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos e, antes de tudo, ao que está previsto nos Direitos Humanos. O objetivo geral da Capoeira é contribuir para a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio de práticas corporais, educacionais e de convívio social, garantindo o envolvimento de suas famílias e outros atores, baseado na Base Nacional Comum Curricular e na Lei 10.639/2003. Sendo assim, este trabalho também buscou a valorização dos saberes populares, vindo dos grupos tradicionais, que se baseiam na transmissão oral do conhecimento, aproximando educandes dos saberes populares e das culturas africanas e afrodiaspóricas.