Este trabalho é desdobramento da pesquisa de doutoramento que vem sendo realizada em um programa de pós-graduação em Cognição e Linguagem, aqui nosso objetivo é identificar e analisar qualitativamente as possibilidades de ações de educação em saúde da mulher para prevenção precoce do câncer de mama. O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina no Brasil, conforme estimativas divulgadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). Além disso, a Sociedade Brasileira de Mastologia demonstrou que houve um aumento de 26% nos casos de câncer de mama em 2022, evidenciando a necessidade de aprimoramento da saúde pública voltada para a mulher. Diante desse cenário, este trabalho revela nossa preocupação com a temática e nossa intenção de contribuir com políticas públicas de atenção à saúde da mulher. Entendemos que a educação em saúde pode ser uma estratégia eficiente para promover a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, com uma abordagem interdisciplinar e humanizada que considera também questões de gênero e sexualidade. Por isso, utilizamos a metodologia da revisão sistemática da literatura sobre o tema para identificar as melhores práticas e possibilidades de ações de educação em saúde da mulher para a prevenção precoce do câncer de mama. Com base na revisão é possível concluir nesse primeiro momento que a educação em saúde é uma estratégia eficiente para a informação e comunicação para esse público. No entanto, revela ainda que existem lacunas na literatura em relação às melhores práticas e estratégias de educação em saúde, evidenciando a necessidade de ações educativas que possam ser implementadas em diferentes contextos.