A presente pesquisa busca esquadrinhar a produção dos mestrados profissionais do Instituto Federal de Alagoas, o PPGTEC (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais) e o PROFEPT (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica). Esses programas têm em comum o desafio de elaborar produtos educacionais que produzam respostas objetivas aos problemas colocados nas temáticas do meio ambiente e da educação, respectivamente. Nosso objetivo é examinar o desenvolvimento e a produção dos cursos de pós-graduação stricto sensu do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, Campus Marechal Deodoro e Campus Benedito Bentes. O método empregado: o qualitativo exploratório, consistindo na pesquisa, leitura da Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, análise dos normativos, planos, regulamentos, anexo do regulamento, plano de desenvolvimento institucional, regimentos, resoluções dos referidos programas de pós- graduação; apreciação da formação do corpo docente e a sua produção dentro dos referidos programas; além de investigar a página oficial e repositório de dissertações e produtos desenvolvidos. Pretende-se com os resultados desta investigação, historicizar a trajetória dos programas de pós-graduação stricto sensu do IFAL desde a sua implantação e sistematizar os produtos educacionais disponíveis nos seus repositórios com a finalidade de dimensionar a importância desses programas para promover o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais no âmbito estadual. Ademais, pretendemos elaborar um Produto Educacional no formato de Catálogo a partir dos Produtos Educacionais do PROFEPT e PPGTEC que possibilite a promoção da ciência, da tecnologia, da cultura e do trabalho na Rede Federal de Ensino, bem como à sociedade.