Atualmente, a questão ambiental tem se tornado cada vez mais preocupante, gerando discussões de grande proporções relacionadas às incertezas sobre o futuro. A Educação Ambiental (EA) surge, então, como uma ferramenta fundamental para preencher a lacuna existente no sistema educacional de formar cidadãos conscientes e ativos em suas realidades. É essencial que a educação tenha um enfoque na sustentabilidade ambiental, reconhecendo a limitação dos recursos naturais e buscando o desenvolvimento sustentável. Tendo em vista a necessidade de implementar a EA nos espaços educacionais, este trabalho teve como objetivo promover a EA por meio de ações voltadas para práticas sustentáveis e contribuir para um pensamento crítico sobre a importância da educação ambiental. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualiquantitativa, que utilizou um questionário e práticas voltadas para a sustentabilidade como instrumentos de coleta de dados. Participaram da pesquisa 24 alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública em Natal/RN. Observou-se que há uma evidente falta de consciência ambiental entre os participantes. Grande parte das respostas esteve associada a fatores sociais e econômicos, que foram considerados indicadores de sustentabilidade. Conclui-se que o processo de educação para a sustentabilidade tem um impacto positivo na conscientização e ação dos envolvidos.