O presente trabalho se caracteriza como um relato de experiência de uma atividade desenvolvida através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), ofertado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), concebido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Iguatu, no curso de Licenciatura em Geografia. O programa visa a aproximação entre as universidades e as escolas públicas de Educação Básica, além de proporcionar aos discentes de Nível Superior uma vivência do cotidiano do chão da escola, que contribua no processo formativo do licenciando. Desse modo, o texto aqui apresentado objetiva relatar as experiências vivenciadas durante o período de fevereiro a maio de 2023, por meio de uma atividade desenvolvida em cinco turmas de 1º ano do ensino médio. A metodologia utilizada se qualificou em uma abordagem descritiva de uma dinâmica com Quiz, que se constituiu em uma gincana de perguntas e respostas realizada em grupos. Como resultados observados, destaca-se que a prática de metodologias alternativas contribui com a assimilação dos conteúdos por parte dos alunos, promovendo uma educação que se distancia do ensino tradicional. Por fim, conclui-se que as práticas pedagógicas vivenciadas em sala de aula evidenciaram a importância do PIBID para a formação da identidade docente e do processo de aprendizagem dos estudantes da escola parceira do programa.