Este artigo propõe discutir sobre a inclusão educativa de jovens negros no ensino superior e a importância deste espaço na integração social, educacional, política e econômica de pessoas jovens negras/negros nas universidade. No ensino superior a inclusão educacional de jovens negros é fundamental, tanto do ponto de vista de seus direitos sociais, como em relação a sua inserção neste espaço e de todas as demândas que acarrenta as possibilidades de movimentos educacionais dentro do curso de história. Este trabalho objetiva analisar as juventudes negras na universidade, enfatizando os desafios e os caminhos destes lugares juvenis no contexto do ensino superior. Partimos de uma pesquisa bibliográfica, documental qualitativa e quantitativa de base interpretativa que busca nos estudos de Dayrell e Carrano(2002), Sousa (1983), Groppo (2015), Teixeira e Jesus(2019), Picasso(2017), Santos(2000) Gomes e Laborne(2018). Consideramos importante o debate e reflexão em torno da juventude negra no ensino superior, de como neste espaço a juventude é vista, quais as conquistas pautadas, quais os direitos frente às adversidades que se apresentam na contemporaneidade que vem gerando uma conjuntura equânime para as juventude negras, esta pesquisa vai colaborar para que essa desigualdade seja descartada e dê mais evidência às lutas abordadas pelos direitos a igualdade que preza a busca de garantir o mínimo existencial para o ser humano.