Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

A SURDEZ E O ENSINO DE MATEMÁTICA: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES(AS) DO AGRESTE DE PERNAMBUCO

Palavra-chaves: SURDEZ, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PROFESSORES(AS) DE MATEMÁTICA. Comunicação Científica (CC) Educação Matemática Inclusiva (EMI)
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9544
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 218
    "inscrito_id" => 910
    "titulo" => "A SURDEZ E O ENSINO DE MATEMÁTICA: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES(AS) DO AGRESTE DE PERNAMBUCO"
    "resumo" => "Este estudo objetivou conhecer as estratégias pedagógicas desenvolvidas por professores(as) do agreste pernambucano para o ensino da matemática a estudantes surdos(as). Fundamentamo-nos na perspectiva pós-estruturalista do discurso (LACLAU; MOUFFE, 2001), nos estudos culturais (OLIVEIRA, 2009) e nos estudos surdos (SKLIAR, 2010). O corpus foi constituído por transcrições de entrevistas semi-estruturadas com professores/as de matemática. Consiste num estudo exploratório e descritivo (GIL, 1999). A maioria dos participantes eram graduados e atuavam em escolas da rede pública, destes, 75% possuíam especialização, 67% dos/as entrevistados/as com faixa etária de 35 a 40 anos. Mais de 83% afirmou não ter cursado disciplinas sobre educação inclusiva na universidade. Verificou-se que as práticas propostas para os/as estudantes surdos/as são as mesmas elaboradas para os/as ouvintes. Tais aspectos evidenciam a carência do tema nos currículos da maioria dos cursos de formação inicial e continuada de professores/as e enfatizam que esta questão precisa ser superada."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática Inclusiva (EMI)"
    "palavra_chave" => "SURDEZ, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PROFESSORES(AS) DE MATEMÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_19_43_59_idinscrito_910_d34a544c584449679b4124c30c98f806.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRIELLE MARIA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRY PEREIRA"
    "autor_email" => "andriellepereira30@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9544
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 218
    "inscrito_id" => 910
    "titulo" => "A SURDEZ E O ENSINO DE MATEMÁTICA: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES(AS) DO AGRESTE DE PERNAMBUCO"
    "resumo" => "Este estudo objetivou conhecer as estratégias pedagógicas desenvolvidas por professores(as) do agreste pernambucano para o ensino da matemática a estudantes surdos(as). Fundamentamo-nos na perspectiva pós-estruturalista do discurso (LACLAU; MOUFFE, 2001), nos estudos culturais (OLIVEIRA, 2009) e nos estudos surdos (SKLIAR, 2010). O corpus foi constituído por transcrições de entrevistas semi-estruturadas com professores/as de matemática. Consiste num estudo exploratório e descritivo (GIL, 1999). A maioria dos participantes eram graduados e atuavam em escolas da rede pública, destes, 75% possuíam especialização, 67% dos/as entrevistados/as com faixa etária de 35 a 40 anos. Mais de 83% afirmou não ter cursado disciplinas sobre educação inclusiva na universidade. Verificou-se que as práticas propostas para os/as estudantes surdos/as são as mesmas elaboradas para os/as ouvintes. Tais aspectos evidenciam a carência do tema nos currículos da maioria dos cursos de formação inicial e continuada de professores/as e enfatizam que esta questão precisa ser superada."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática Inclusiva (EMI)"
    "palavra_chave" => "SURDEZ, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PROFESSORES(AS) DE MATEMÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_19_43_59_idinscrito_910_d34a544c584449679b4124c30c98f806.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRIELLE MARIA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRY PEREIRA"
    "autor_email" => "andriellepereira30@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

Este estudo objetivou conhecer as estratégias pedagógicas desenvolvidas por professores(as) do agreste pernambucano para o ensino da matemática a estudantes surdos(as). Fundamentamo-nos na perspectiva pós-estruturalista do discurso (LACLAU; MOUFFE, 2001), nos estudos culturais (OLIVEIRA, 2009) e nos estudos surdos (SKLIAR, 2010). O corpus foi constituído por transcrições de entrevistas semi-estruturadas com professores/as de matemática. Consiste num estudo exploratório e descritivo (GIL, 1999). A maioria dos participantes eram graduados e atuavam em escolas da rede pública, destes, 75% possuíam especialização, 67% dos/as entrevistados/as com faixa etária de 35 a 40 anos. Mais de 83% afirmou não ter cursado disciplinas sobre educação inclusiva na universidade. Verificou-se que as práticas propostas para os/as estudantes surdos/as são as mesmas elaboradas para os/as ouvintes. Tais aspectos evidenciam a carência do tema nos currículos da maioria dos cursos de formação inicial e continuada de professores/as e enfatizam que esta questão precisa ser superada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.