O ChatGPT, é um poderoso modelo de linguagem treinado por Inteligência Artificial (IA), usado como assistente para diversos profissionais, incluindo a educação. É utilizado na geração materiais/conteúdos didáticos de curso, além de fornecer tutoria virtual para alunos. No entanto, observa-se a ocorrência de transposição de informações falsas e plágios acadêmicos, criando cenário caótico, assim, é necessário que se apresente e se discuta em processos de formação continuada a utilização dessa ferramenta, destacando suas contribuições e limitações, a fim de mitigar os efeitos negativos do uso inadequado da ferramenta em contextos pedagógicos. Esta pesquisa objetiva identificar o potencial do ChatGPT na formação continuada de professores de Matemática e Ciências da Natureza, e suas contribuições para o exercício de suas funções e aprimoramento das práticas. O processamento de linguagem artificial do ChatGPT foi desenvolvido pela OpenAI, este modelo treinado é treinado com uma base de dados de textos da internet, gerando textos quase indistinguíveis e autônomos em diversas áreas do conhecimento. A formação continuada de professores é um processo de aperfeiçoamento/aprimoramento constante dos saberes pedagógicos à atividade profissional, desenvolvendo habilidades e competências após a formação inicial, assegurando uma educação de melhor qualidade. A metodologia eleita nesta pesquisa é de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, sendo os procedimentos técnicos, estudo de caso. Assim, o estudo faz uma breve revisão de literatura sobre os conceitos, explorando as possibilidades de uso como ferramenta de aprendizagem. Os resultados sugerem, portanto, a capacidade do ChatGPT realizar tarefas como responder a perguntas, gerar materiais didáticos, nível adequado de tutoria virtual para alunos, no entanto, há desafios associados a plagiar documentos acadêmicos e contornar os detectores de plágio. Considerando o contexto brasileiro, são apontadas algumas possibilidades para a formação continuada dos professores de Matemática e Ciências, utilizando o ChatGPT a partir de uma vertente reflexiva.