Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO O POTENCIAL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: CHATGPT NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96437
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2349
    "inscrito_id" => 11696
    "titulo" => "EXPLORANDO O POTENCIAL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: CHATGPT NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES"
    "resumo" => "O ChatGPT, é um poderoso modelo de linguagem treinado por Inteligência Artificial (IA), usado como assistente para diversos profissionais, incluindo a educação. É utilizado na geração materiais/conteúdos didáticos de curso, além de fornecer tutoria virtual para alunos. No entanto, observa-se a ocorrência de transposição de informações falsas e plágios acadêmicos, criando cenário caótico, assim, é necessário que se apresente e se discuta em processos de formação continuada a utilização dessa ferramenta, destacando suas contribuições e limitações, a fim de mitigar os efeitos negativos do uso inadequado da ferramenta em contextos pedagógicos. Esta pesquisa objetiva identificar o potencial do ChatGPT na formação continuada de professores de Matemática e Ciências da Natureza, e suas contribuições para o exercício de suas funções e aprimoramento das práticas. O processamento de linguagem artificial do ChatGPT foi desenvolvido pela OpenAI, este modelo treinado é treinado com uma base de dados de textos da internet, gerando textos quase indistinguíveis e autônomos em diversas áreas do conhecimento. A formação continuada de professores é um processo de aperfeiçoamento/aprimoramento constante dos saberes pedagógicos à atividade profissional, desenvolvendo habilidades e competências após a formação inicial, assegurando uma educação de melhor qualidade. A metodologia eleita nesta pesquisa é de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, sendo os procedimentos técnicos, estudo de caso. Assim, o estudo faz uma breve revisão de literatura sobre os conceitos, explorando as possibilidades de uso como ferramenta de aprendizagem. Os resultados sugerem, portanto, a capacidade do ChatGPT realizar tarefas como responder a perguntas, gerar materiais didáticos, nível adequado de tutoria virtual para alunos, no entanto, há desafios associados a plagiar documentos acadêmicos e contornar os detectores de plágio. Considerando o contexto brasileiro, são apontadas algumas possibilidades para a formação continuada dos professores de Matemática e Ciências, utilizando o ChatGPT a partir de uma vertente reflexiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID11696_TB2349_04102023222617.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIONOR SILVA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIONOR"
    "autor_email" => "r7claudionor@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96437
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2349
    "inscrito_id" => 11696
    "titulo" => "EXPLORANDO O POTENCIAL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: CHATGPT NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES"
    "resumo" => "O ChatGPT, é um poderoso modelo de linguagem treinado por Inteligência Artificial (IA), usado como assistente para diversos profissionais, incluindo a educação. É utilizado na geração materiais/conteúdos didáticos de curso, além de fornecer tutoria virtual para alunos. No entanto, observa-se a ocorrência de transposição de informações falsas e plágios acadêmicos, criando cenário caótico, assim, é necessário que se apresente e se discuta em processos de formação continuada a utilização dessa ferramenta, destacando suas contribuições e limitações, a fim de mitigar os efeitos negativos do uso inadequado da ferramenta em contextos pedagógicos. Esta pesquisa objetiva identificar o potencial do ChatGPT na formação continuada de professores de Matemática e Ciências da Natureza, e suas contribuições para o exercício de suas funções e aprimoramento das práticas. O processamento de linguagem artificial do ChatGPT foi desenvolvido pela OpenAI, este modelo treinado é treinado com uma base de dados de textos da internet, gerando textos quase indistinguíveis e autônomos em diversas áreas do conhecimento. A formação continuada de professores é um processo de aperfeiçoamento/aprimoramento constante dos saberes pedagógicos à atividade profissional, desenvolvendo habilidades e competências após a formação inicial, assegurando uma educação de melhor qualidade. A metodologia eleita nesta pesquisa é de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, sendo os procedimentos técnicos, estudo de caso. Assim, o estudo faz uma breve revisão de literatura sobre os conceitos, explorando as possibilidades de uso como ferramenta de aprendizagem. Os resultados sugerem, portanto, a capacidade do ChatGPT realizar tarefas como responder a perguntas, gerar materiais didáticos, nível adequado de tutoria virtual para alunos, no entanto, há desafios associados a plagiar documentos acadêmicos e contornar os detectores de plágio. Considerando o contexto brasileiro, são apontadas algumas possibilidades para a formação continuada dos professores de Matemática e Ciências, utilizando o ChatGPT a partir de uma vertente reflexiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID11696_TB2349_04102023222617.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIONOR SILVA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIONOR"
    "autor_email" => "r7claudionor@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ChatGPT, é um poderoso modelo de linguagem treinado por Inteligência Artificial (IA), usado como assistente para diversos profissionais, incluindo a educação. É utilizado na geração materiais/conteúdos didáticos de curso, além de fornecer tutoria virtual para alunos. No entanto, observa-se a ocorrência de transposição de informações falsas e plágios acadêmicos, criando cenário caótico, assim, é necessário que se apresente e se discuta em processos de formação continuada a utilização dessa ferramenta, destacando suas contribuições e limitações, a fim de mitigar os efeitos negativos do uso inadequado da ferramenta em contextos pedagógicos. Esta pesquisa objetiva identificar o potencial do ChatGPT na formação continuada de professores de Matemática e Ciências da Natureza, e suas contribuições para o exercício de suas funções e aprimoramento das práticas. O processamento de linguagem artificial do ChatGPT foi desenvolvido pela OpenAI, este modelo treinado é treinado com uma base de dados de textos da internet, gerando textos quase indistinguíveis e autônomos em diversas áreas do conhecimento. A formação continuada de professores é um processo de aperfeiçoamento/aprimoramento constante dos saberes pedagógicos à atividade profissional, desenvolvendo habilidades e competências após a formação inicial, assegurando uma educação de melhor qualidade. A metodologia eleita nesta pesquisa é de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, sendo os procedimentos técnicos, estudo de caso. Assim, o estudo faz uma breve revisão de literatura sobre os conceitos, explorando as possibilidades de uso como ferramenta de aprendizagem. Os resultados sugerem, portanto, a capacidade do ChatGPT realizar tarefas como responder a perguntas, gerar materiais didáticos, nível adequado de tutoria virtual para alunos, no entanto, há desafios associados a plagiar documentos acadêmicos e contornar os detectores de plágio. Considerando o contexto brasileiro, são apontadas algumas possibilidades para a formação continuada dos professores de Matemática e Ciências, utilizando o ChatGPT a partir de uma vertente reflexiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.