Na tentativa de tornar os conteúdos de Matemática mais “atraentes” para os alunos, diferentes abordagens fazem parte das agendas de pesquisas atuais. Dentre essas abordagens escolhemos a Poesia e a Música como nosso principal foco, servindo como base na elaboração de sequências didáticas que procuraram mostrar as diversas “variáveis ocultas” existentes entre a matemática e a harmonia musical. Considerando a cultura regional, escolhemos como parâmetro o formato da poesia popular, cantada e declamada pelos violeiros, emboladores e aboiadores, partindo de uma concepção que considera essa manifestação artística popular como forma de representar a realidade social do nosso povo. Explorando as variedades linguísticas encontradas na região nordestina, trabalhando a produção textual através da escrita de poesias e paródias envolvendo conteúdos matemáticos, procuramos pela interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade abordar os conteúdos matemáticos sob um novo prisma, desta vez, apresentando os textos matemáticos sob uma forma poética e musical. Este trabalho apresenta alguns dos pressupostos que nos serviram na elaboração das sequências e os resultados obtidos durante a aplicação num curso de formação de professores das séries iniciais. A atividade realizada permitiu-nos concluir que, em termos de estímulo, a associação entre a Música e Matemática consegue aproximar os futuros professores dos conteúdos matemáticos ao mesmo tempo em que mostra-lhes novas opções para o ensino da disciplina nas séries iniciais.