Artigo Anais XV EBRAPEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-8444

Música e Poesia no Ensino da Matemática: uma abordagem didático-metodológica

"2011-11-06 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 987
    "edicao_id" => 2
    "trabalho_id" => 373
    "inscrito_id" => 483
    "titulo" => "Música e Poesia no Ensino da Matemática: uma abordagem didático-metodológica"
    "resumo" => "Na tentativa de tornar os conteúdos de Matemática mais “atraentes” para os alunos, diferentes abordagens fazem parte das agendas de pesquisas atuais. Dentre essas abordagens escolhemos a Poesia e a Música como nosso principal foco, servindo como base na elaboração de sequências didáticas que procuraram mostrar as diversas “variáveis ocultas” existentes entre a matemática e a harmonia musical. Considerando a cultura regional, escolhemos como parâmetro o formato da poesia popular, cantada e declamada pelos violeiros, emboladores e aboiadores, partindo de uma concepção que considera essa manifestação artística popular como forma de representar a realidade social do nosso povo. Explorando as variedades linguísticas encontradas na região nordestina, trabalhando a produção textual através da escrita de poesias e paródias envolvendo conteúdos matemáticos, procuramos pela interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade abordar os conteúdos matemáticos sob um novo prisma, desta vez, apresentando os textos matemáticos sob uma forma poética e musical. Este trabalho apresenta alguns dos pressupostos que nos serviram na elaboração das sequências e os resultados obtidos durante a aplicação num curso de formação de professores das séries iniciais. A atividade realizada permitiu-nos concluir que, em termos de estímulo, a associação entre a Música e Matemática consegue aproximar os futuros professores dos conteúdos matemáticos ao mesmo tempo em que mostra-lhes novas opções para o ensino da disciplina nas séries iniciais."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "b29146482167b58aac4fbc50a7cda81c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO DE ASSIS LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem"
    "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM"
    "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2011
    "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011"
    "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png"
    "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00"
    "publicacao_id" => 2
    "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem"
    "publicacao_codigo" => "2237-8444"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 987
    "edicao_id" => 2
    "trabalho_id" => 373
    "inscrito_id" => 483
    "titulo" => "Música e Poesia no Ensino da Matemática: uma abordagem didático-metodológica"
    "resumo" => "Na tentativa de tornar os conteúdos de Matemática mais “atraentes” para os alunos, diferentes abordagens fazem parte das agendas de pesquisas atuais. Dentre essas abordagens escolhemos a Poesia e a Música como nosso principal foco, servindo como base na elaboração de sequências didáticas que procuraram mostrar as diversas “variáveis ocultas” existentes entre a matemática e a harmonia musical. Considerando a cultura regional, escolhemos como parâmetro o formato da poesia popular, cantada e declamada pelos violeiros, emboladores e aboiadores, partindo de uma concepção que considera essa manifestação artística popular como forma de representar a realidade social do nosso povo. Explorando as variedades linguísticas encontradas na região nordestina, trabalhando a produção textual através da escrita de poesias e paródias envolvendo conteúdos matemáticos, procuramos pela interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade abordar os conteúdos matemáticos sob um novo prisma, desta vez, apresentando os textos matemáticos sob uma forma poética e musical. Este trabalho apresenta alguns dos pressupostos que nos serviram na elaboração das sequências e os resultados obtidos durante a aplicação num curso de formação de professores das séries iniciais. A atividade realizada permitiu-nos concluir que, em termos de estímulo, a associação entre a Música e Matemática consegue aproximar os futuros professores dos conteúdos matemáticos ao mesmo tempo em que mostra-lhes novas opções para o ensino da disciplina nas séries iniciais."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "b29146482167b58aac4fbc50a7cda81c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO DE ASSIS LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem"
    "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM"
    "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2011
    "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011"
    "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png"
    "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00"
    "publicacao_id" => 2
    "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem"
    "publicacao_codigo" => "2237-8444"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de novembro de 2011

Resumo

Na tentativa de tornar os conteúdos de Matemática mais “atraentes” para os alunos, diferentes abordagens fazem parte das agendas de pesquisas atuais. Dentre essas abordagens escolhemos a Poesia e a Música como nosso principal foco, servindo como base na elaboração de sequências didáticas que procuraram mostrar as diversas “variáveis ocultas” existentes entre a matemática e a harmonia musical. Considerando a cultura regional, escolhemos como parâmetro o formato da poesia popular, cantada e declamada pelos violeiros, emboladores e aboiadores, partindo de uma concepção que considera essa manifestação artística popular como forma de representar a realidade social do nosso povo. Explorando as variedades linguísticas encontradas na região nordestina, trabalhando a produção textual através da escrita de poesias e paródias envolvendo conteúdos matemáticos, procuramos pela interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade abordar os conteúdos matemáticos sob um novo prisma, desta vez, apresentando os textos matemáticos sob uma forma poética e musical. Este trabalho apresenta alguns dos pressupostos que nos serviram na elaboração das sequências e os resultados obtidos durante a aplicação num curso de formação de professores das séries iniciais. A atividade realizada permitiu-nos concluir que, em termos de estímulo, a associação entre a Música e Matemática consegue aproximar os futuros professores dos conteúdos matemáticos ao mesmo tempo em que mostra-lhes novas opções para o ensino da disciplina nas séries iniciais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.