Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

A MÚSICA COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES COM FRAÇÃO

Palavra-chaves: OPERAÇÕES COM FRAÇÃO, PARÓDIAS, APRENDIZAGEM Relato de Experiência(RE) Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
"2014-11-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9638
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 172
    "inscrito_id" => 353
    "titulo" => "A MÚSICA COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES COM FRAÇÃO"
    "resumo" => "O referido trabalho apresenta um estudo sobre as contribuições relevantes da construção de paródias musicais, como ferramenta pedagógica, no processo de aprendizagem das operações com fração, no ensino fundamental. Os envolvidos foram alunos do 7º ano do ensino fundamental, da Escola Jornalista Assis Chateaubriand em Cabrobó-PE. No desenvolvimento do experimento construímos algumas paródias para facilitar a aprendizagem das operações com fração. Após a vivência do experimento em sala de aula aplicamos o pós-teste para verificar se realmente a música contribui com a aprendizagem das operações com fração. Depois que aplicamos o pós-teste, percebemos que os alunos aprenderam os conceitos das operações com fração, e aplicaram na resolução das questões que foram propostas no Pós-teste. Esse estudo teve como objetivo saber, como a música pode contribuir com a aprendizagem das operações com fração. Os trabalhos de Cavalcanti (2010) e Campos (2009) foram relevantes para este trabalho. Essa pesquisa é qualitativa de abordagem exploratória."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "OPERAÇÕES COM FRAÇÃO, PARÓDIAS, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_22_10_2014_04_27_15_idinscrito_353_6159f201e502dfdcbba0af8de531c528.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSENILDO MANOEL BARROS"
    "autor_nome_curto" => "JOSENILDO BARROS"
    "autor_email" => "josenildobarros1@gmail.co"
    "autor_ies" => "CESVASF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9638
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 172
    "inscrito_id" => 353
    "titulo" => "A MÚSICA COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES COM FRAÇÃO"
    "resumo" => "O referido trabalho apresenta um estudo sobre as contribuições relevantes da construção de paródias musicais, como ferramenta pedagógica, no processo de aprendizagem das operações com fração, no ensino fundamental. Os envolvidos foram alunos do 7º ano do ensino fundamental, da Escola Jornalista Assis Chateaubriand em Cabrobó-PE. No desenvolvimento do experimento construímos algumas paródias para facilitar a aprendizagem das operações com fração. Após a vivência do experimento em sala de aula aplicamos o pós-teste para verificar se realmente a música contribui com a aprendizagem das operações com fração. Depois que aplicamos o pós-teste, percebemos que os alunos aprenderam os conceitos das operações com fração, e aplicaram na resolução das questões que foram propostas no Pós-teste. Esse estudo teve como objetivo saber, como a música pode contribuir com a aprendizagem das operações com fração. Os trabalhos de Cavalcanti (2010) e Campos (2009) foram relevantes para este trabalho. Essa pesquisa é qualitativa de abordagem exploratória."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "OPERAÇÕES COM FRAÇÃO, PARÓDIAS, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_22_10_2014_04_27_15_idinscrito_353_6159f201e502dfdcbba0af8de531c528.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSENILDO MANOEL BARROS"
    "autor_nome_curto" => "JOSENILDO BARROS"
    "autor_email" => "josenildobarros1@gmail.co"
    "autor_ies" => "CESVASF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de novembro de 2014

Resumo

O referido trabalho apresenta um estudo sobre as contribuições relevantes da construção de paródias musicais, como ferramenta pedagógica, no processo de aprendizagem das operações com fração, no ensino fundamental. Os envolvidos foram alunos do 7º ano do ensino fundamental, da Escola Jornalista Assis Chateaubriand em Cabrobó-PE. No desenvolvimento do experimento construímos algumas paródias para facilitar a aprendizagem das operações com fração. Após a vivência do experimento em sala de aula aplicamos o pós-teste para verificar se realmente a música contribui com a aprendizagem das operações com fração. Depois que aplicamos o pós-teste, percebemos que os alunos aprenderam os conceitos das operações com fração, e aplicaram na resolução das questões que foram propostas no Pós-teste. Esse estudo teve como objetivo saber, como a música pode contribuir com a aprendizagem das operações com fração. Os trabalhos de Cavalcanti (2010) e Campos (2009) foram relevantes para este trabalho. Essa pesquisa é qualitativa de abordagem exploratória.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.