No século XXI, as metodologias ativas estão sendo, efetivamente, aplicadas nas escolas, substituindo parcialmente o ensino tradicional. A recorrência por aulas dinâmicas torna-se imprescindíveis para a obtenção de novos conhecimentos. Dessa maneira, essa pesquisa objetivou analisar percepções de estudantes do Ensino Médio sobre o uso de aulas práticas e metodologias ativas para o ensino e aprendizagem dos conteúdos de Biologia A pesquisa foi realizada através das redes sociais, durante pandemia acarretada pela COVID-19, no ano de 2020. Foram selecionados 140 alunos do Ensino Médio e da graduação em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Para a aplicação dos questionários, se utilizou o “Google Forms”, onde foi inserido questões sobre o perfil e opinião dos educandos acerca da necessidade de melhorias no ensino de biologia. Analisou-se que a maioria dos alunos prefere um ensino não limitado ao modelo tradicionalista, pontuando a necessidade de aulas mais dinâmicas. As metodologias ativas foram mencionadas como estratégias de facilitar o ensino e a aprendizagem (68%). A maioria dos alunos também pontuou que não participou de pelo menos uma aula em espaço laboratorial, entretanto, 38,6% dos entrevistados ressaltaram que em nenhum momento a turma foi levada ao laboratório. Além disso, 85% destacaram serem favoráveis que o ensino dos conteúdos de Biologia aconteça com aulas dinâmicas, mas que o uso de equipamentos laboratoriais é imprescindível. Portanto, ficou nítido que os alunos demonstraram interesse pela implementação de aulas laboratoriais juntamente com a utilização de metodologias ativas.