Em nosso cotidiano sentimos diversas emoções e muitas pessoas têm dificuldades para lidar com emoções desagradáveis. O que pode resultar em comportamentos reativos e/ou expressões desadaptativas relacionadas à esfera emocional. É importante em qualquer fase da vida, compreender e modular os sentimentos de forma adaptativa, pois aprender a lidar com as emoções experimentadas na fase escolar pode ser um fator fundamental para o processo de ensino-aprendizagem. A desregulação emocional é a incapacidade de responder de forma adaptativa e flexível a situações que apresentam estressores e/ou afetos negativos, logo a regulação emocional diz respeito à capacidade de sentir, modular e expressar emoções positivas e negativas, por meio de habilidades que favoreçam lidar com os desafios do cotidiano de forma saudável contribuindo assim com o próprio bem-estar, autoestima e autoeficácia. Este estudo discutirá a temática por meio de uma revisão da literatura com base na Terapia cognitivo-comportamental, levando em conta a Lei nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019, que prevê profissionais da Psicologia em escolas da rede pública de Educação Básica. Considerando a importância da atuação de profissionais da Psicologia no ambiente escolar, pretende-se discutir a relevância da educação emocional com foco na regulação, por meio de intervenções educativas, coletivas, de simples aplicação e que apresentam eficácia conforme a literatura.