Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LIBRAS COMO L2 I: BREVES CONSIDERAÇÕES.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95245
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 790
    "inscrito_id" => 5821
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LIBRAS COMO L2 I: BREVES CONSIDERAÇÕES."
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada durante o estágio observatório realizado como parte do componente curricular do curso de Licenciatura em Letras/Libras na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). A grade curricular do curso exige a realização de quatro estágios obrigatórios, sendo o “Estágio Supervisionado em LIBRAS como L2 I”, o terceiro deles. Durante o estágio L2 I, os graduandos têm a oportunidade de entrar em contato com o processo de ensino da Libras para alunos ouvintes, discutir e vivenciar o processo de ensino e aprendizagem em uma escola pública, além de interagir e contribuir com o supervisor do estágio. O estágio foi realizado no Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS), em Mossoró-RN. A metodologia deste trabalho adota uma abordagem qualitativa, exploratória e pesquisa participante, em que o autor desta pesquisa relata as experiências vividas enquanto discente do estágio. Nesse sentido, este trabalho apresenta a estrutura da instituição observada, a caracterização dos alunos, as estratégias utilizadas pelo professor no ensino da Libras para alunos ouvintes e as contribuições que o estágio proporcionou para o aprimoramento da formação acadêmica. Ademais, o trabalho expõe os pontos positivos e negativos percebidos durante o estágio, bem como uma análise crítica a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso e as situações vivenciadas na realidade de ensino. Desta forma, este relato de experiência contribui para o desenvolvimento da formação acadêmica e profissional dos graduandos, além de apresentar reflexões relevantes sobre a prática do ensino da Libras para alunos ouvintes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65c26eefcbaa2_06022024143959.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => "2024-02-06 14:39:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKELYNE FEITOSA MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "JACKELYNE"
    "autor_email" => "jackelynefm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95245
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 790
    "inscrito_id" => 5821
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LIBRAS COMO L2 I: BREVES CONSIDERAÇÕES."
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada durante o estágio observatório realizado como parte do componente curricular do curso de Licenciatura em Letras/Libras na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). A grade curricular do curso exige a realização de quatro estágios obrigatórios, sendo o “Estágio Supervisionado em LIBRAS como L2 I”, o terceiro deles. Durante o estágio L2 I, os graduandos têm a oportunidade de entrar em contato com o processo de ensino da Libras para alunos ouvintes, discutir e vivenciar o processo de ensino e aprendizagem em uma escola pública, além de interagir e contribuir com o supervisor do estágio. O estágio foi realizado no Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS), em Mossoró-RN. A metodologia deste trabalho adota uma abordagem qualitativa, exploratória e pesquisa participante, em que o autor desta pesquisa relata as experiências vividas enquanto discente do estágio. Nesse sentido, este trabalho apresenta a estrutura da instituição observada, a caracterização dos alunos, as estratégias utilizadas pelo professor no ensino da Libras para alunos ouvintes e as contribuições que o estágio proporcionou para o aprimoramento da formação acadêmica. Ademais, o trabalho expõe os pontos positivos e negativos percebidos durante o estágio, bem como uma análise crítica a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso e as situações vivenciadas na realidade de ensino. Desta forma, este relato de experiência contribui para o desenvolvimento da formação acadêmica e profissional dos graduandos, além de apresentar reflexões relevantes sobre a prática do ensino da Libras para alunos ouvintes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65c26eefcbaa2_06022024143959.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => "2024-02-06 14:39:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKELYNE FEITOSA MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "JACKELYNE"
    "autor_email" => "jackelynefm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada durante o estágio observatório realizado como parte do componente curricular do curso de Licenciatura em Letras/Libras na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). A grade curricular do curso exige a realização de quatro estágios obrigatórios, sendo o “Estágio Supervisionado em LIBRAS como L2 I”, o terceiro deles. Durante o estágio L2 I, os graduandos têm a oportunidade de entrar em contato com o processo de ensino da Libras para alunos ouvintes, discutir e vivenciar o processo de ensino e aprendizagem em uma escola pública, além de interagir e contribuir com o supervisor do estágio. O estágio foi realizado no Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS), em Mossoró-RN. A metodologia deste trabalho adota uma abordagem qualitativa, exploratória e pesquisa participante, em que o autor desta pesquisa relata as experiências vividas enquanto discente do estágio. Nesse sentido, este trabalho apresenta a estrutura da instituição observada, a caracterização dos alunos, as estratégias utilizadas pelo professor no ensino da Libras para alunos ouvintes e as contribuições que o estágio proporcionou para o aprimoramento da formação acadêmica. Ademais, o trabalho expõe os pontos positivos e negativos percebidos durante o estágio, bem como uma análise crítica a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso e as situações vivenciadas na realidade de ensino. Desta forma, este relato de experiência contribui para o desenvolvimento da formação acadêmica e profissional dos graduandos, além de apresentar reflexões relevantes sobre a prática do ensino da Libras para alunos ouvintes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.