No nosso dia a dia podemos citar diversos exemplos de atuação da física e dos diversos fenômenos físicos que nos rodeiam. Um simples fato de uma roupa úmida secar no varal com o balançar do vento ou até mesmo a utilização da garrafa térmica. É claro se deixarmos uma xicara de café quente em cima da mesa ela irá ficar na temperatura do ambiente em poucos minutos, ou seja, alcançar o seu equilíbrio térmico, mas se colocarmos esse mesmo café numa garra térmica ela irá reduzir a troca de calor entre o café e o meio externo. Tendo em vista que diversos fenômenos físicos envolvem o calor, um tipo de energia extremamente importante para a nossa sobrevivência, partindo dos estudos até a validação de que o calor e temperatura são coisas distintas. O ensino de física no Brasil ainda passa por algumas críticas e melhorias, porém, vem dando passos largos com relação a sua qualidade e importância na educação brasileira. A primeira lei da termodinâmica fala sobre a trabalho, energia e a sua conservação, Joule e Mayer, através de experimentos conseguiram comprovar que energia mecânica pode ser convertida em energia térmica. Tendo isso em vista, o presente trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática para o ensino da primeira lei da termodinâmica por meio da introdução de tópicos da história da Física, com um enfoque no experimento de Joule e seus desdobramentos.