Este artigo apresenta uma pesquisa institucional realizada no Instituto Federal Sul-rio-grandense que investiga os fatores individuais, relativos às características pessoais do estudante; os fatores internos às instituições que são problemas relacionados à infraestrutura, ao currículo, à gestão administrativa e didático-pedagógica; e, os fatores externos às instituições relacionados às dificuldades financeiras do estudante e às questões inerentes à futura profissão. Os resultados da pesquisa fornecem subsídios para a formulação de políticas educacionais e intervenções voltadas à permanência e êxito dos estudantes, em consonância com o Documento Orientador para Superação da Evasão e Retenção na Rede Federal. A aplicação da pesquisa na reitoria e nos quatorze campus do IFSUL iniciou-se em maio de 2023 e a previsão de término é em setembro deste ano, por meio de dois formulários do Google Forms, um voltado para os servidores e outro aos estudantes, com o objetivo de identificar a visão de cada esfera da comunidade acadêmica, os pontos de convergência e a percepção geral. Os formulários foram elaborados de forma sistêmica pela Comissão Central da reitoria junto às Comissões Locais de Permanência e Êxito dos Estudantes, ficando sob responsabilidade da Coordenadoria de Apoio ao Estudante do Departamento de Gestão de Assistência Estudantil a elaboração e acompanhamento da aplicação dos formulários, extração de dados para os campus, bem como a análise global dos dados. Como resultados preliminares da aplicação nos campus Avançado Jaguarão, Bagé, Camaquã, Charqueadas, Lajeado, Passo Fundo, Santana do Livramento e Sapiranga, responderam 287 servidores e 983 estudantes. As respostas mais prevalentes para os servidores foram a falta da base de conhecimento dos conteúdos dos níveis anteriores, falta de habilidade de estudos e conjuntura econômica e social. Para os estudantes foram questões de ordem emocional, desmotivação quanto aos estudos e dificuldade com a metodologia de ensino de alguns professores.