Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FATORES INDIVIDUAIS, INTERNOS E EXTERNOS ASSOCIADOS AO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES DO IFSUL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100773
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8240
    "inscrito_id" => 24801
    "titulo" => "FATORES INDIVIDUAIS, INTERNOS E EXTERNOS ASSOCIADOS AO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES DO IFSUL"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma pesquisa institucional realizada no Instituto Federal Sul-rio-grandense que investiga os fatores individuais, relativos às características pessoais do estudante; os fatores internos às instituições que são problemas relacionados à infraestrutura, ao currículo, à gestão administrativa e didático-pedagógica; e, os fatores externos às instituições relacionados às dificuldades financeiras do estudante e às questões inerentes à futura profissão. Os resultados da pesquisa fornecem subsídios para a formulação de políticas educacionais e intervenções voltadas à permanência e êxito dos estudantes, em consonância com o Documento Orientador para Superação da Evasão e Retenção na Rede Federal. A aplicação da pesquisa na reitoria e nos quatorze campus do IFSUL iniciou-se em maio de 2023 e a previsão de término é em setembro deste ano, por meio de dois formulários do Google Forms, um voltado para os servidores e outro aos estudantes, com o objetivo de identificar a visão de cada esfera da comunidade acadêmica, os pontos de convergência e a percepção geral. Os formulários foram elaborados de forma sistêmica pela Comissão Central da reitoria junto às Comissões Locais de Permanência e Êxito dos Estudantes, ficando sob responsabilidade da Coordenadoria de Apoio ao Estudante do Departamento de Gestão de Assistência Estudantil a elaboração e acompanhamento da aplicação dos formulários, extração de dados para os campus, bem como a análise global dos dados. Como resultados preliminares da aplicação nos campus Avançado Jaguarão, Bagé, Camaquã, Charqueadas, Lajeado, Passo Fundo, Santana do Livramento e Sapiranga, responderam 287 servidores e 983 estudantes. As respostas mais prevalentes para os servidores foram a falta da base de conhecimento dos conteúdos dos níveis anteriores, falta de habilidade de estudos e conjuntura econômica e social. Para os estudantes foram questões de ordem emocional, desmotivação quanto aos estudos e dificuldade com a metodologia de ensino de alguns professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24801_TB8240_20112023170145.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA GONÇALVES CRIZEL"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA"
    "autor_email" => "robertacrizel@ifsul.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100773
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8240
    "inscrito_id" => 24801
    "titulo" => "FATORES INDIVIDUAIS, INTERNOS E EXTERNOS ASSOCIADOS AO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES DO IFSUL"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma pesquisa institucional realizada no Instituto Federal Sul-rio-grandense que investiga os fatores individuais, relativos às características pessoais do estudante; os fatores internos às instituições que são problemas relacionados à infraestrutura, ao currículo, à gestão administrativa e didático-pedagógica; e, os fatores externos às instituições relacionados às dificuldades financeiras do estudante e às questões inerentes à futura profissão. Os resultados da pesquisa fornecem subsídios para a formulação de políticas educacionais e intervenções voltadas à permanência e êxito dos estudantes, em consonância com o Documento Orientador para Superação da Evasão e Retenção na Rede Federal. A aplicação da pesquisa na reitoria e nos quatorze campus do IFSUL iniciou-se em maio de 2023 e a previsão de término é em setembro deste ano, por meio de dois formulários do Google Forms, um voltado para os servidores e outro aos estudantes, com o objetivo de identificar a visão de cada esfera da comunidade acadêmica, os pontos de convergência e a percepção geral. Os formulários foram elaborados de forma sistêmica pela Comissão Central da reitoria junto às Comissões Locais de Permanência e Êxito dos Estudantes, ficando sob responsabilidade da Coordenadoria de Apoio ao Estudante do Departamento de Gestão de Assistência Estudantil a elaboração e acompanhamento da aplicação dos formulários, extração de dados para os campus, bem como a análise global dos dados. Como resultados preliminares da aplicação nos campus Avançado Jaguarão, Bagé, Camaquã, Charqueadas, Lajeado, Passo Fundo, Santana do Livramento e Sapiranga, responderam 287 servidores e 983 estudantes. As respostas mais prevalentes para os servidores foram a falta da base de conhecimento dos conteúdos dos níveis anteriores, falta de habilidade de estudos e conjuntura econômica e social. Para os estudantes foram questões de ordem emocional, desmotivação quanto aos estudos e dificuldade com a metodologia de ensino de alguns professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24801_TB8240_20112023170145.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA GONÇALVES CRIZEL"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA"
    "autor_email" => "robertacrizel@ifsul.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa institucional realizada no Instituto Federal Sul-rio-grandense que investiga os fatores individuais, relativos às características pessoais do estudante; os fatores internos às instituições que são problemas relacionados à infraestrutura, ao currículo, à gestão administrativa e didático-pedagógica; e, os fatores externos às instituições relacionados às dificuldades financeiras do estudante e às questões inerentes à futura profissão. Os resultados da pesquisa fornecem subsídios para a formulação de políticas educacionais e intervenções voltadas à permanência e êxito dos estudantes, em consonância com o Documento Orientador para Superação da Evasão e Retenção na Rede Federal. A aplicação da pesquisa na reitoria e nos quatorze campus do IFSUL iniciou-se em maio de 2023 e a previsão de término é em setembro deste ano, por meio de dois formulários do Google Forms, um voltado para os servidores e outro aos estudantes, com o objetivo de identificar a visão de cada esfera da comunidade acadêmica, os pontos de convergência e a percepção geral. Os formulários foram elaborados de forma sistêmica pela Comissão Central da reitoria junto às Comissões Locais de Permanência e Êxito dos Estudantes, ficando sob responsabilidade da Coordenadoria de Apoio ao Estudante do Departamento de Gestão de Assistência Estudantil a elaboração e acompanhamento da aplicação dos formulários, extração de dados para os campus, bem como a análise global dos dados. Como resultados preliminares da aplicação nos campus Avançado Jaguarão, Bagé, Camaquã, Charqueadas, Lajeado, Passo Fundo, Santana do Livramento e Sapiranga, responderam 287 servidores e 983 estudantes. As respostas mais prevalentes para os servidores foram a falta da base de conhecimento dos conteúdos dos níveis anteriores, falta de habilidade de estudos e conjuntura econômica e social. Para os estudantes foram questões de ordem emocional, desmotivação quanto aos estudos e dificuldade com a metodologia de ensino de alguns professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.