Este artigo científico tem como objetivo: mapear as produções, sobre o ensino das estruturas aditivas no Ensino Fundamental Anos Iniciais, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Sendo esses conteúdos de adição e subtração, analisados a partir das operações que os envolvem, constituindo-se como basilares para o desenvolvimento do pensamento lógico matemático e essencial para a aprendizagem de conteúdos e operações posteriores, a exemplo da multiplicação e divisão, em virtude disto, escolhemos esta temática como objeto desta pesquisa bibliográfica. Buscamos observar através de um mapeamento/levantamento bibliográfico, como está sendo discutida esta temática no universo acadêmico, tendo como lócus o espaço da Pós- Graduação Stricto Sensu, por meio das produções decorrentes dos programas de mestrado e doutorado das universidades brasileiras. Aqui, apresentamos uma discussão a partir dos dados obtidos acerca do tema, partindo das produções científicas encontradas. O trabalho divide-se nas seguintes sessões: 1 - o surgimento dos sistemas de numeração e linguagem matemática; 2 - uma breve explanação acerca do campo conceitual das estruturas aditivas de Gerard Vernaud; 3 – discussão e resultados, posteriormente seguem as considerações finais. A obtenção dos dados para esta discussão, ocorreu a partir de um mapeamento bibliográfico de escritos acadêmicos que fossem condizentes com a temática aqui trabalhada. A metodologia utilizada caracteriza-se como uma pesquisa de cunho bibliográfico, no qual foi feito um mapeamento na plataforma da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD).