Este estudo investiga a implementação da educação inclusiva em uma escola particular por meio do apoio pedagógico como acompanhante de sala, analisando seus desafios e benefícios. O objetivo da pesquisa é compreender como uma escola particular em Belém/PA tem trabalhado com a diversidade de necessidades educacionais dos alunos e promovido a inclusão utilizando essa abordagem. Para atingir esse objetivo, foi realizado um estudo qualitativo, utilizando entrevistas semiestruturadas com professores de acompanhantes de sala dessa mesma instituição de ensino. Como referencial teórico utilizou-se Mantoan (2015) e Sassaki e Silva (2018). Os resultados indicam que o apoio pedagógico como acompanhante de sala desempenha um papel crucial na promoção da inclusão, proporcionando suporte individualizado aos alunos com necessidades educacionais especiais. Foram identificados desafios relacionados à formação e capacitação dos acompanhantes, bem como à articulação efetiva com os professores tendo em vista as limitações no desenvolvimento de um trabalho inclusivo. No entanto, também foram destacados benefícios significativos, como a melhoria do engajamento dos alunos, o aumento da participação nas atividades escolares e a promoção de um ambiente de aprendizagem inclusivo, mesmo que adaptado. Conclui-se que a implementação bem-sucedida do apoio pedagógico como acompanhante de sala requer investimentos em formação e colaboração estreita entre todos os envolvidos. Este estudo contribui para o entendimento da implementação da educação inclusiva em escolas, e trás questionamentos do como e porque fazê-la.