Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O INTÉRPRETE DE LIBRAS EDUCACIONAL EM JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE: INTERFACES ENTRE O REAL E O IDEAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100013 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7068 "inscrito_id" => 1681 "titulo" => "O INTÉRPRETE DE LIBRAS EDUCACIONAL EM JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE: INTERFACES ENTRE O REAL E O IDEAL" "resumo" => "Este resumo versa sobre o Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas mais várias nuances que permeiam uma profissão recente, ancoradas sobre leis e pesquisas científicas para reflexão em escolas inclusivas, onde estes profissionais atuam nos espaços educacionais que ainda permeiam dúvidas, contradições e ao mesmo tempo apresenta papel importante na sala de aula. Os postulados teóricos que embasam esta pesquisa têm aportes em Albres (2015), Brasil (2005, 2022), Bakhtin (1998) e as atribuições do profissional Intérprete de Libras do Município de Jaboatão dos Guararapes. As análises partiram de um questionário respondido por 30 profissionais da área que atuam no município, levantou-se o nível de escolaridades dos intérpretes, formação continuada específica na área e seus desdobramentos em relação ao real e ideal presentes no cotidiano escolar. Observou-se dentre as atribuições dos intérpretes de Libras e descreveu-se os diversos papéis deste profissional na área educacional numa perspectiva que se apresenta em sala de aula sobre a interpretação e as ações pedagógicas. Assim, com os dados apresentados foi possível compreender o quanto esta profissão tão nova ainda precisa de muito debate, principalmente do real papel dos intérpretes de Libras e quais empecilhos enfrentam para um melhor desempenho nas Unidades Escolares, pautados principalmente em leis que orientam o intérprete dentro da sala de aula.Este resumo versa sobre o Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas mais várias nuances que permeiam uma profissão recente, ancoradas sobre leis e " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1681_TB7068_19112023124626.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHARLENE DE LIMA ALEXANDRE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Charlene de Lim" "autor_email" => "charlene.limaalexandre@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100013 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7068 "inscrito_id" => 1681 "titulo" => "O INTÉRPRETE DE LIBRAS EDUCACIONAL EM JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE: INTERFACES ENTRE O REAL E O IDEAL" "resumo" => "Este resumo versa sobre o Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas mais várias nuances que permeiam uma profissão recente, ancoradas sobre leis e pesquisas científicas para reflexão em escolas inclusivas, onde estes profissionais atuam nos espaços educacionais que ainda permeiam dúvidas, contradições e ao mesmo tempo apresenta papel importante na sala de aula. Os postulados teóricos que embasam esta pesquisa têm aportes em Albres (2015), Brasil (2005, 2022), Bakhtin (1998) e as atribuições do profissional Intérprete de Libras do Município de Jaboatão dos Guararapes. As análises partiram de um questionário respondido por 30 profissionais da área que atuam no município, levantou-se o nível de escolaridades dos intérpretes, formação continuada específica na área e seus desdobramentos em relação ao real e ideal presentes no cotidiano escolar. Observou-se dentre as atribuições dos intérpretes de Libras e descreveu-se os diversos papéis deste profissional na área educacional numa perspectiva que se apresenta em sala de aula sobre a interpretação e as ações pedagógicas. Assim, com os dados apresentados foi possível compreender o quanto esta profissão tão nova ainda precisa de muito debate, principalmente do real papel dos intérpretes de Libras e quais empecilhos enfrentam para um melhor desempenho nas Unidades Escolares, pautados principalmente em leis que orientam o intérprete dentro da sala de aula.Este resumo versa sobre o Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas mais várias nuances que permeiam uma profissão recente, ancoradas sobre leis e " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1681_TB7068_19112023124626.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHARLENE DE LIMA ALEXANDRE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Charlene de Lim" "autor_email" => "charlene.limaalexandre@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este resumo versa sobre o Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas mais várias nuances que permeiam uma profissão recente, ancoradas sobre leis e pesquisas científicas para reflexão em escolas inclusivas, onde estes profissionais atuam nos espaços educacionais que ainda permeiam dúvidas, contradições e ao mesmo tempo apresenta papel importante na sala de aula. Os postulados teóricos que embasam esta pesquisa têm aportes em Albres (2015), Brasil (2005, 2022), Bakhtin (1998) e as atribuições do profissional Intérprete de Libras do Município de Jaboatão dos Guararapes. As análises partiram de um questionário respondido por 30 profissionais da área que atuam no município, levantou-se o nível de escolaridades dos intérpretes, formação continuada específica na área e seus desdobramentos em relação ao real e ideal presentes no cotidiano escolar. Observou-se dentre as atribuições dos intérpretes de Libras e descreveu-se os diversos papéis deste profissional na área educacional numa perspectiva que se apresenta em sala de aula sobre a interpretação e as ações pedagógicas. Assim, com os dados apresentados foi possível compreender o quanto esta profissão tão nova ainda precisa de muito debate, principalmente do real papel dos intérpretes de Libras e quais empecilhos enfrentam para um melhor desempenho nas Unidades Escolares, pautados principalmente em leis que orientam o intérprete dentro da sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.