Este artigo resulta da experiência no campo do estágio obrigatório do componente curricular Estágio Supervisionado 2 - Ensino Fundamental, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste. O mesmo, objetiva identificar as concepções teóricas que possibilitam a reflexão sobre as atividades que perpassam o campo de estágio e relatar as experiências vivenciadas como processo formativo e de atuação profissional. Para o desenvolvimento deste trabalho tomamos como aportes teóricos Pimenta e Lima (2010), Cardozo (2010), Veiga (2008) e Franco (2016) para refletir sobre as concepções teóricas de estágio. Para as discussões das experiências vividas no campo de estágio, nos ancoramos em Ostetto (2019), Cardoso (2010), Vazquez (1977), Barros, Leite e Magalhães (2020) e Mandarino (2010). Para tanto, utilizamos a observação participante com a entrevista semiestruturada, via análise temática e/ou categorial. Os resultados nos mostram a partir das concepções teóricas que o estágio é constituído de elementos que permeiam movimentos, os quais estão imbricadas a teoria e a prática de forma associada que fundamenta o fazer docente. Em relação as experiências vividas no campo de estágio, temos a compreensão que o docente/estagiário (a) tem a possibilidade de adentrar o campo da atividade docente; perceber as suas subjetividades e necessidades através dos sujeitos os quais interage; por em evidência os desafios que estão postos, exigindo uma responsabilidade e compromisso social com respeito e alteridade ao outro.