FAKE NEWS E EDUCAÇÃO: ENSINANDO POR MEIO DA CULTURA DA DESINFORMAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100469 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7688 "inscrito_id" => 21916 "titulo" => "FAKE NEWS E EDUCAÇÃO: ENSINANDO POR MEIO DA CULTURA DA DESINFORMAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho, realizado em uma escola municipal de Fortaleza/CE, visa constatar as consequências da propagação de notícias falsas, partindo do pressuposto de que a humanidade tem acesso a informações em tempo real e, com acesso à internet, é capaz de produzir novas informações para serem consumidas. Constatamos que informações imprecisas, incorretas ou falsas, sendo deliberadas ou não, são extremamente prejudiciais à sociedade. A fim de comprovar tal pressuposto, tendo a gestão escolar como fonte oficial das informações, conduzimos um experimento com a comunidade escolar, incluindo alunos, professores e funcionários da instituição, sob autorização e orientação do núcleo gestor da escola onde se desenvolveu a pesquisa. Durante cinco dias, espalhamos notícias falsas a respeito de atividades e projetos que estavam sendo desenvolvidos na escola. Nossa intenção foi averiguar o comportamento das pessoas, ao receberem tais informações. Antes e durante o início do experimento, realizamos uma pesquisa com o objetivo de colher informações sobre como os indivíduos, que seriam expostos ao experimento, reagiriam no trato da informação que consomem. Usamos apenas meios convencionais e orais de comunicação, para a propagação das desinformações. Ao término do experimento, nova pesquisa mostrou os efeitos da propagação dessas desinformações, o que nos revelou que existe falta de conhecimento das pessoas, quanto ao consumo de novas informações. Comparando esta simulação a um ambiente virtual, o comportamento foi similar, tornando-se necessária, alfabetização digital para quem consomem informações deste meio que dissemina informações em larga escala e com extrema velocidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21916_TB7688_02122023215147.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YURI MEDEIROS HENRIQUE DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "Yuri Medeiros H" "autor_email" => "yuridx7@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100469 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7688 "inscrito_id" => 21916 "titulo" => "FAKE NEWS E EDUCAÇÃO: ENSINANDO POR MEIO DA CULTURA DA DESINFORMAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho, realizado em uma escola municipal de Fortaleza/CE, visa constatar as consequências da propagação de notícias falsas, partindo do pressuposto de que a humanidade tem acesso a informações em tempo real e, com acesso à internet, é capaz de produzir novas informações para serem consumidas. Constatamos que informações imprecisas, incorretas ou falsas, sendo deliberadas ou não, são extremamente prejudiciais à sociedade. A fim de comprovar tal pressuposto, tendo a gestão escolar como fonte oficial das informações, conduzimos um experimento com a comunidade escolar, incluindo alunos, professores e funcionários da instituição, sob autorização e orientação do núcleo gestor da escola onde se desenvolveu a pesquisa. Durante cinco dias, espalhamos notícias falsas a respeito de atividades e projetos que estavam sendo desenvolvidos na escola. Nossa intenção foi averiguar o comportamento das pessoas, ao receberem tais informações. Antes e durante o início do experimento, realizamos uma pesquisa com o objetivo de colher informações sobre como os indivíduos, que seriam expostos ao experimento, reagiriam no trato da informação que consomem. Usamos apenas meios convencionais e orais de comunicação, para a propagação das desinformações. Ao término do experimento, nova pesquisa mostrou os efeitos da propagação dessas desinformações, o que nos revelou que existe falta de conhecimento das pessoas, quanto ao consumo de novas informações. Comparando esta simulação a um ambiente virtual, o comportamento foi similar, tornando-se necessária, alfabetização digital para quem consomem informações deste meio que dissemina informações em larga escala e com extrema velocidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21916_TB7688_02122023215147.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YURI MEDEIROS HENRIQUE DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "Yuri Medeiros H" "autor_email" => "yuridx7@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }