O presente relato está fundamentado nas OCEM de 2006 que faz referência as planilhas eletrônicas, onde “mesmo sendo ferramentas que não foram pensadas para propósitos educativos, também podem ser utilizadas como recursos tecnológicos úteis à aprendizagem matemática. É com a utilização de programas que oferecem recursos para a exploração de conceitos e ideias matemáticas que está se fazendo um interessante uso de tecnologia para o ensino da Matemática” (OCEM/2006. vol2). O desenvolvimento deste relato se deu através da disciplina de Estágio Supervisionado I do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba. Foi-me proposto à criação de uma atividade com o aplicativo Excel. Nesta atividade desenvolvi um trabalho que utilizava a planilha eletrônica como meio de aplicar conceitos de divisão, subtração e adição no ensino da matemática de forma dinâmica. Utilizando a planilha eletrônica tive a oportunidade demonstrar como trabalhar com fração, equação do primeiro grau, questões de lógica, remetendo a problematização de cada conceito ao aprendizado lúdico e motivacional. Onde foi apresentada uma introdução sobre as funcionalidades e aplicabilidades das planilhas, mostrando uma visão geral sobre a tela inicial do Excel. Foram introduzidas algumas funções da planilha eletrônica como função SOMA, função Média e função SE. Assim pude demonstrar aos futuros professores, como eles poderão adequar atividades, como o acompanhamento dos alunos pelas cadernetas de papel por um acompanhamento bem mais dinâmico onde ele poderá observar as notas, as médias, separadas por bimestres, observar o rendimento de seus alunos através de gráficos, sendo todas informações apresentadas em uma única planilha eletrônica que será utilizada para traçar estratégias ao melhoramento dos rendimentos de seus alunos durante todo o ano letivo. Podendo, o conhecimento, ser aproveitado em instituições de ensino para controle da evolução do ano letivo de seus alunos.