A valorização e expansão do Ensino Médio (Meta 03) fazem parte das metas propostas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), tendo também como proposta a erradicação do analfabetismo e a diminuição de taxas do analfabetismo funcional (Meta 09) em pelo menos a metade, sendo sua taxa verificada através do Indicador de Analfabetismo Funcional (INAF), atingindo 29% da população em 2018. Todas as metas propostas pelo PNE giram em torno da universalização da educação básica, tendo um fator que nos distância do cumprimento deste objetivo, que é a evasão escolar, que segundo o autor Johann (2012) se trata do ato do aluno que abandona suas atividades escolares sem pedido prévio de transferência e não retorna mais. Segundo dados trazidos pelo canal de notícias Cable News Network (CNN), em um estudo levantou-se a estimativa que a evasão escolar atualmente atinge mais de 500.000 jovens acima de 16 anos por ano, dado esse extremamente alarmante. As metas propostas pelo PNE foram delimitadas para sua resolução no período de 2014 a 2024, e nos encaminhando para o final do decênio estipulado, se propõe através deste trabalho realizar-se um estudo documental, que se iniciará com a análise do PNE e suas metas, bem como um levantamento de dados para que se possa discorrer sobre o cumprimento e o sucesso das propostas, sob o mesmo ponto de vista a sua inaplicabilidade diante dos desafios e barreiras encontradas, no contexto educacional no Estado do Paraná. Nesse estudo espera-se que o trabalho represente uma via de mão dupla, uma vez que apontará as metas e as melhorias que elas representam para nossa educação, mas que irá refletir as quais não se conseguiu o êxito esperado e as barreiras que as impediu.