ABORDAGEM CURRICULAR SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO ACERCA DAS DIRETRIZES NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96240 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2089 "inscrito_id" => 12141 "titulo" => "ABORDAGEM CURRICULAR SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO ACERCA DAS DIRETRIZES NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO" "resumo" => "A jurisprudência brasileira, a exemplo das leis nº 10.639/03 e a nº 11.645/08 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro‑Brasileira e Africana na Educação Básica se constitui numa base estruturante do currículo das escolas. Nessa conjectura, o trabalho tem como principal objetivo analisar a bibliografia publicada referente a diversidade cultural numa abordagem curricular para a Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, através do levantamento bibliográfico em diversas bases de dados, como os trabalhos acadêmicos publicados no Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) em suas três últimas edições, artigos científicos, livros, além de dissertações e teses publicadas nos repositórios institucionais. Destaca-se na composição desses textos uma consonância ao apresentar concepções como a proposta de que se desenvolva uma pedagogia intercultural e se consolide através de uma educação antirracista. Além de algumas fragilidades identificadas, entre elas, o curto campo referencial quando se direciona a área da EPT relacionada a diversidade cultural. A importância do conteúdo consiste em reconhecer e fundamentar a percepção da temática da diversidade cultural no contexto da modalidade da Educação Profissional e Tecnológica, especialmente na educação técnica integrada ao ensino médio, que está alicerçada na formação omnilateral do ser humano para o mundo do trabalho. A análise dos dados que originam esse trabalho é pilar para o referencial teórico da pesquisa em nível stricto sensu do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12141_TB2089_04052023165541.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONICK ALVES DE MOURA SEVERO" "autor_nome_curto" => "MONICK" "autor_email" => "monick_alves01@hotmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96240 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2089 "inscrito_id" => 12141 "titulo" => "ABORDAGEM CURRICULAR SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO ACERCA DAS DIRETRIZES NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO" "resumo" => "A jurisprudência brasileira, a exemplo das leis nº 10.639/03 e a nº 11.645/08 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro‑Brasileira e Africana na Educação Básica se constitui numa base estruturante do currículo das escolas. Nessa conjectura, o trabalho tem como principal objetivo analisar a bibliografia publicada referente a diversidade cultural numa abordagem curricular para a Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, através do levantamento bibliográfico em diversas bases de dados, como os trabalhos acadêmicos publicados no Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) em suas três últimas edições, artigos científicos, livros, além de dissertações e teses publicadas nos repositórios institucionais. Destaca-se na composição desses textos uma consonância ao apresentar concepções como a proposta de que se desenvolva uma pedagogia intercultural e se consolide através de uma educação antirracista. Além de algumas fragilidades identificadas, entre elas, o curto campo referencial quando se direciona a área da EPT relacionada a diversidade cultural. A importância do conteúdo consiste em reconhecer e fundamentar a percepção da temática da diversidade cultural no contexto da modalidade da Educação Profissional e Tecnológica, especialmente na educação técnica integrada ao ensino médio, que está alicerçada na formação omnilateral do ser humano para o mundo do trabalho. A análise dos dados que originam esse trabalho é pilar para o referencial teórico da pesquisa em nível stricto sensu do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12141_TB2089_04052023165541.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONICK ALVES DE MOURA SEVERO" "autor_nome_curto" => "MONICK" "autor_email" => "monick_alves01@hotmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }