A jurisprudência brasileira, a exemplo das leis nº 10.639/03 e a nº 11.645/08 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro‑Brasileira e Africana na Educação Básica se constitui numa base estruturante do currículo das escolas. Nessa conjectura, o trabalho tem como principal objetivo analisar a bibliografia publicada referente a diversidade cultural numa abordagem curricular para a Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, através do levantamento bibliográfico em diversas bases de dados, como os trabalhos acadêmicos publicados no Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) em suas três últimas edições, artigos científicos, livros, além de dissertações e teses publicadas nos repositórios institucionais. Destaca-se na composição desses textos uma consonância ao apresentar concepções como a proposta de que se desenvolva uma pedagogia intercultural e se consolide através de uma educação antirracista. Além de algumas fragilidades identificadas, entre elas, o curto campo referencial quando se direciona a área da EPT relacionada a diversidade cultural. A importância do conteúdo consiste em reconhecer e fundamentar a percepção da temática da diversidade cultural no contexto da modalidade da Educação Profissional e Tecnológica, especialmente na educação técnica integrada ao ensino médio, que está alicerçada na formação omnilateral do ser humano para o mundo do trabalho. A análise dos dados que originam esse trabalho é pilar para o referencial teórico da pesquisa em nível stricto sensu do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).