Este trabalho aborda as ações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação dos Profissionais da Educação (GEPPFOR) vinculado ao Departamento de Educação (DPE) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O GEPPFOR está estruturado em três linhas de pesquisa e três diretorias que juntas buscam desenvolver ações de pesquisa, ensino e extensão favorecendo uma educação por meio de práticas investigativas em diferentes domínios disciplinares. O grupo é multidisciplinar e conta com pesquisadores de diferentes localidades brasileiras e áreas do conhecimento, o que contribui enormemente para a interação entre os diferentes estilos de pensamento e o desenvolvimento de estudos e pesquisas a partir de perspectivas teóricas e vivenciais diversas. Nesse sentido, a partir da pesquisa qualitativa e descritiva, ter-se-á algumas implicações das atividades desenvolvidas pelo GEPPFOR na formação inicial e continuada de professores da Educação Básica ao Ensino Superior. Os resultados indicam a importância de grupos de pesquisas na área educacional como possibilidade de desenvolvimento de formações contínuas e um espaço para o fortalecimento da identidade docente dos participantes inseridos na formação inicial. Além disso, o GEPPFOR tem atuado no desenvolvido de habilidades para a pesquisa em Ciências da Educação, o que favorece ainda mais a pesquisa educacional e insere os participantes em um movimento investigativo de educar pela pesquisa. Diante do exposto, nota-se a necessidade de expansão e popularização das ações do grupo e o desenvolvimento de redes colaborativas com outros grupos de pesquisa brasileiros para que a circulação de ideias seja ainda mais fortalecida e a formação dos professores beneficiadas por essa articulação profícua que busca o desenvolvimento não só da identidade “professoral”, mas a consolidação da profissionalização docente.