Os debates acerca dos resíduos sólidos estão cada vez mais presentes na sociedade. O objetivo deste trabalho foi analisar a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos domésticos, da saúde e das oficinas auto mecânicas da cidade de Janduís-RN. Foram aplicados formulários à população e aos secretários municipais responsáveis pela coleta e disposição final dos resíduos domésticos, de serviços de saúde e aos responsáveis de oficinas auto mecânicas. Os formulários foram aplicados em três bairros da cidade: Centro, 12 de Junho e São Bento. Concluiu-se que a administração pública municipal conduz a gestão dos resíduos domiciliares através de uma ação tradicional, centralizada numa coleta convencional, tanto no seu transporte como na destinação final para o aterro municipal. Existem potenciais quantitativos em relação aos resíduos domiciliares recicláveis (RDR), pois, muitos moradores costumam separar o resíduo orgânico e o reciclável para a venda. Com relação aos Resíduos de Serviço de Saúde (RSS) gerados na cidade, verificou-se que apesar de existirem leis e normas para minimizarem os problemas ocasionados pela gestão destes, na prática há muito para ser revisto, haja vista a falta conscientização das pessoas, que não fazem a separação dos resíduos antes do descarte. Os resíduos gerados pelas oficinas auto mecânicas, em sua maioria é descartado de maneira adequada, como as peças usadas e quebradas e o óleo que são comercializados para sucateiros ou empresas especializadas, mas ainda é necessária uma maior conscientização para as embalagens, panos e estopas. Foi possível detectar os principais impactos ocasionados, tanto ao meio ambiente, quanto a qualidade de vida da população, que afeta a qualidade do ambiente e da paisagem local, além de proliferar vetores. Para esse fim, é de extrema importância que haja a inserção de um plano de conscientização para a população, promovendo a educação ambiental.