O presente trabalho é resultado da realização do projeto de pesquisa Palavras de Cor: a literatura negra na educação básica, e trata do relato de experiência do bolsista da referida pesquisa. Logo, descreve a realização de mediações literárias junto aos alunos do ensino fundamental II da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santa Verônica, localizada na comunidade quilombola do Sítio Arruda, em Araripe-CE. A vivência enquanto bolsista do referido projeto oportunizou a percepção da necessidade da realização de ações e iniciativas de incentivo à leitura junto aos alunos da referida escola, em especial com as turmas do 6º ao 9º ano. Enfatiza-se a importância do acesso à leitura pela dimensão estética de obras literárias com recorte na literatura negra por meio da realização de círculos de leitura envolvendo a participação espontânea dos alunos, professores e gestores. Além disso a pesquisa almejou contribuir com o fortalecimento da identidade quilombola dos alunos e alunas através da identificação com a literatura negra. Conclui-se que tanto o acesso à leitura quanto a obras literárias de escritores negros e negras precisa se melhor apropriada pela escola, inclusive, com o desenvolvimento de iniciativas motivadoras da leitura, a exemplo dos círculos de leitura realizados.