O aprofundamento sobre a história da matemática (HM) é de fundamental importância para o entendimento dessa ciência. Diversos estudos apontam para o potencial pedagógico da história no ensino de matemática, considerando que pode propiciar a compreensão de conceitos matemáticos, evidenciar o processo de construção do saber, estimular o pensamento crítico, desmistificar a percepção da matemática como pronta ou exclusivamente abstrata e ajudar a compreender transformações vivenciadas pela sociedade. Logo, ressaltando contribuições dos referenciais científicos como norteadores para diferentes processos formativos, vemos a HM como aliada na formação de professores, que podem utilizar tais conhecimentos no campo educacional, ressignificando perspectivas futuras. Avaliando a variedade de informações e abordagens historiográficas dessa ciência, é necessário destacar que contribuições da HM oriental foram ocultadas em virtude da narrativa eurocêntrica, deixando lacunas. Dentre as formas de sistematização desses estudos, as Histórias em Quadrinhos (HQ) consistem num gênero que tem se revelado atrativo para discentes. Similarmente, há o apontamento para o uso de mapas mentais na sistematização de estudos, incluindo da HM. Portanto, esse trabalho visa apresentar aspectos da matemática islâmica medieval mediante o mapeamento das contribuições do estudioso chamado al-Biruni (973-1048), e seus contemporâneos em seu contexto, a fim de elucidar conhecimento em trânsito e compreender a própria matemática, via HQ e mapas mentais. Para tanto, seguimos metodologia de abordagem qualitativa, com procedimentos bibliográficos. Assim, foi feita a análise de fontes como artigos e livros sobre o assunto, com a produção de fichamentos e sistematização em quadros. Como resultado, com o auxílio de tecnologias como GitMind e Pixton, usamos tais quadros e produzimos “árvore genealógica científica” e HQ em torno de al-Biruni. Esses materiais poderão ser utilizados pelos docentes para abordar tal temática em projetos educacionais que revelam a produção coletiva de conhecimento com foco no cotidiano e melhoria da qualidade de vida.