O livro didático é uma das ferramentas mais utilizadas por professores em sala de aula. O PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) garante a presença desse material didático nas escolas, mas apesar da abrangência ainda há uma parcela de alunos que não consegue usufruir do livro em sua totalidade em função de uma barreira linguística: Os surdos. Considerando que o direito ao livro em sua língua não está sendo atendido e trazendo a PNEE (Política Nacional de Educação Especial) que permite ao CAS (Centro Estadual de Capacitação de Profissional da Educação e Atendimento ao Surdo) desenvolver materiais didáticos acessíveis, nosso trabalho tem como questão norteadora: Como desenvolver um livro didático bilíngue para o ensino de surdos? Como objetivo geral temos a produção de dois livros didáticos bilíngues (Português como segunda língua e Matemática). Como objetivos específicos, desejamos justificar a escolha pelo livro didático; apresentar uma proposta de design para a construção do material e verificar sua usabilidade pelos alunos. Como suporte teórico para a pesquisa trazemos os estudos de Bandeira (2009) com o ADDIE para acompanhar os processos de criação, aplicação e avaliação do material, o trabalho sobre design em materiais bilíngues de Krusser (2020) e a importância do digital no livro didático trazido por Miranda (2016) e Ramos (2013). Como metodologia utilizamos o Design Instrucional. A pesquisa está em andamento, no CAS em que atuamos como professores, e tem previsão de encerramento em Setembro de 2023. Até o momento, percebemos um incremento na motivação dos alunos em participarem das aulas, além da identificação dos alunos com o material. Esperamos que os resultados encontrados até o momento por essa pesquisa possam apontar uma direção possível para a produção de livros didáticos acessíveis ao surdo, garantindo, assim, o direito linguístico do surdo em estudar em sua língua materna.