A presente pesquisa se propõe a refletir a partir das possibilidades que os espaços na Educação Infantil podem proporcionar para o desenvolvimento integral da criança, na medida em que é organizado com uma intenção pedagógica, tornando-as crianças protagonistas, críticas da sua realidade e produtoras de cultura, garantindo os direitos básicos de toda criança, tal como consta nas normativas oficiais que direcionam e efetivam as políticas públicas de Educação Infantil. Assim, estudos e pesquisas na área da Educação e da Psicologia (Carvalho, 2019; Rinaldi, 2020), buscam a cada dia enfatizar a importância da organização dos espaços como estimuladores de novas aprendizagem, se encaminhados de forma intencional/pedagógica. A ludicidade, a participação, as brincadeiras, o convívio social e o ambiente em que a criança atua foram apontados como fatores fundamentais da aprendizagem, estando ligado ao prazer da criança em aprender. Para tanto, o objetivo é de compreender como os espaços e os materiais sustentáveis potencializam o desenvolvimento das aprendizagens significativas na primeira infância, proporcionando-os refletir sobre o fazer-docente e contribuindo com novas práticas pedagógicas. Acreditamos que quando o(a) professor(a) possibilita e compreende a importância dos espaços organizados, sua prática será transformadora de realidades, quebrará paradigmas tradicionais enraizados na prática cotidiana e alcançará os seus resultados almejados, para uma educação infantil mais digna e estimuladora de sujeitos para o seu exercício pleno da cidadania. Um ambiente que proporcione aprendizagens, pesquisas, construções coletivas e criativas, é tarefa que deve ser organizada, perpassando-o, com participação ativa das crianças.