Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

A GEOMETRIA PELA ÓTICA DA TEORIA DE VAN HIELE: UMA ANÁLISE DO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: GEOMETRIA, PENSAMENTO, CONCEITO Comunicação Científica (CC) Educação Matemática no Ensino Superior (EMES)
0 of 0
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9637 "edicao_id" => 26 "trabalho_id" => 61 "inscrito_id" => 184 "titulo" => "A GEOMETRIA PELA ÓTICA DA TEORIA DE VAN HIELE: UMA ANÁLISE DO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICAA GEOMETRIA PELA ÓTICA DA TEORIA DE VAN HIELE: UMA ANÁLISE DO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁT" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo investigar o nível de pensamento geométrico de estudantes do curso de formação de professores da Universidade Estadual da Paraíba matriculados na disciplina Laboratório de Ensino de Matemática I. O estudo partiu da constatação relativa a dificuldades apresentadas por estes estudantes, quando da resolução de atividades que envolviam conceitos geométricos básicos. Para realizar a investigação foi aplicada uma atividade baseada nos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele, cujo modelo, permite identificar os objetos e os produtos de pensamento, definindo como o indivíduo opera em cada um desses níveis. Após realizadas as análises constatamos que os estudantes envolvidos no estudo apresentam elevado grau de dificuldade com relação aos conceitos geométricos básicos.O presente estudo tem como objetivo investigar o nível de pensamento geométrico de estudantes do curso de formação de professores da" "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "Educação Matemática no Ensino Superior (EMES)" "palavra_chave" => "GEOMETRIA, PENSAMENTO, CONCEITO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_10_2014_23_21_33_idinscrito_184_635ff0775077c6f65c4dd6dcd8ca2cbc.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ROBERTO COSTA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "ROBERTO JR." "autor_email" => "mathemajr@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM" "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014" "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg" "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9637 "edicao_id" => 26 "trabalho_id" => 61 "inscrito_id" => 184 "titulo" => "A GEOMETRIA PELA ÓTICA DA TEORIA DE VAN HIELE: UMA ANÁLISE DO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICAA GEOMETRIA PELA ÓTICA DA TEORIA DE VAN HIELE: UMA ANÁLISE DO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁT" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo investigar o nível de pensamento geométrico de estudantes do curso de formação de professores da Universidade Estadual da Paraíba matriculados na disciplina Laboratório de Ensino de Matemática I. O estudo partiu da constatação relativa a dificuldades apresentadas por estes estudantes, quando da resolução de atividades que envolviam conceitos geométricos básicos. Para realizar a investigação foi aplicada uma atividade baseada nos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele, cujo modelo, permite identificar os objetos e os produtos de pensamento, definindo como o indivíduo opera em cada um desses níveis. Após realizadas as análises constatamos que os estudantes envolvidos no estudo apresentam elevado grau de dificuldade com relação aos conceitos geométricos básicos.O presente estudo tem como objetivo investigar o nível de pensamento geométrico de estudantes do curso de formação de professores da" "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "Educação Matemática no Ensino Superior (EMES)" "palavra_chave" => "GEOMETRIA, PENSAMENTO, CONCEITO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_10_2014_23_21_33_idinscrito_184_635ff0775077c6f65c4dd6dcd8ca2cbc.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ROBERTO COSTA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "ROBERTO JR." "autor_email" => "mathemajr@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM" "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014" "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg" "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar o nível de pensamento geométrico de estudantes do curso de formação de professores da Universidade Estadual da Paraíba matriculados na disciplina Laboratório de Ensino de Matemática I. O estudo partiu da constatação relativa a dificuldades apresentadas por estes estudantes, quando da resolução de atividades que envolviam conceitos geométricos básicos. Para realizar a investigação foi aplicada uma atividade baseada nos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele, cujo modelo, permite identificar os objetos e os produtos de pensamento, definindo como o indivíduo opera em cada um desses níveis. Após realizadas as análises constatamos que os estudantes envolvidos no estudo apresentam elevado grau de dificuldade com relação aos conceitos geométricos básicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.