A GEOMETRIA PELA ÓTICA DA TEORIA DE VAN HIELE: UMA ANÁLISE DO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
0 of 0"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 9637 "edicao_id" => 26 "trabalho_id" => 61 "inscrito_id" => 184 "titulo" => "A GEOMETRIA PELA ÓTICA DA TEORIA DE VAN HIELE: UMA ANÁLISE DO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ◀A GEOMETRIA PELA ÓTICA DA TEORIA DE VAN HIELE: UMA ANÁLISE DO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁT ▶" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo investigar o nível de pensamento geométrico de estudantes do curso de formação de professores da Universidade Estadual da Paraíba matriculados na disciplina Laboratório de Ensino de Matemática I. O estudo partiu da constatação relativa a dificuldades apresentadas por estes estudantes, quando da resolução de atividades que envolviam conceitos geométricos básicos. Para realizar a investigação foi aplicada uma atividade baseada nos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele, cujo modelo, permite identificar os objetos e os produtos de pensamento, definindo como o indivíduo opera em cada um desses níveis. Após realizadas as análises constatamos que os estudantes envolvidos no estudo apresentam elevado grau de dificuldade com relação aos conceitos geométricos básicos. ◀O presente estudo tem como objetivo investigar o nível de pensamento geométrico de estudantes do curso de formação de professores da ▶" "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "Educação Matemática no Ensino Superior (EMES)" "palavra_chave" => "GEOMETRIA, PENSAMENTO, CONCEITO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_10_2014_23_21_33_idinscrito_184_635ff0775077c6f65c4dd6dcd8ca2cbc.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ROBERTO COSTA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "ROBERTO JR." "autor_email" => "mathemajr@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM" "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014" "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg" "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 9637 "edicao_id" => 26 "trabalho_id" => 61 "inscrito_id" => 184 "titulo" => "A GEOMETRIA PELA ÓTICA DA TEORIA DE VAN HIELE: UMA ANÁLISE DO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ◀A GEOMETRIA PELA ÓTICA DA TEORIA DE VAN HIELE: UMA ANÁLISE DO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁT ▶" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo investigar o nível de pensamento geométrico de estudantes do curso de formação de professores da Universidade Estadual da Paraíba matriculados na disciplina Laboratório de Ensino de Matemática I. O estudo partiu da constatação relativa a dificuldades apresentadas por estes estudantes, quando da resolução de atividades que envolviam conceitos geométricos básicos. Para realizar a investigação foi aplicada uma atividade baseada nos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele, cujo modelo, permite identificar os objetos e os produtos de pensamento, definindo como o indivíduo opera em cada um desses níveis. Após realizadas as análises constatamos que os estudantes envolvidos no estudo apresentam elevado grau de dificuldade com relação aos conceitos geométricos básicos. ◀O presente estudo tem como objetivo investigar o nível de pensamento geométrico de estudantes do curso de formação de professores da ▶" "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "Educação Matemática no Ensino Superior (EMES)" "palavra_chave" => "GEOMETRIA, PENSAMENTO, CONCEITO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_10_2014_23_21_33_idinscrito_184_635ff0775077c6f65c4dd6dcd8ca2cbc.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ROBERTO COSTA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "ROBERTO JR." "autor_email" => "mathemajr@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM" "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014" "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg" "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }