REFLEXÃO SOBRE A TRAJETÓRIA FORMATIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA INTERFACE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96057 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1847 "inscrito_id" => 12607 "titulo" => "REFLEXÃO SOBRE A TRAJETÓRIA FORMATIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA INTERFACE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "Este trabalho reflete sobre a trajetória formativa dos alunos com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da modalidade educação profissional. Assim, parte-se do relato de experiências de dois estudantes do curso de um Licenciatura em Química que exercem a atividade da monitoria acadêmica, destinada à mediação do processo ensino-aprendizagem. Com isso, considera-se um lócus privilegiado de análise das práticas pedagógicas relacionadas a esta necessidade específica. Assim, pressupõe-se que o cenário educacional ainda é influenciado por compreensões normativas que restringem e limitam a pessoa ao diagnóstico de ‘eterna criança’. Portanto, a inclusão de alunos com deficiência intelectual requer um ambiente de aprendizagem inclusivo e acolhedor, onde as potencialidades individuais sejam valorizadas, observando o desenvolvimento do aluno em relação ao seu meio de convívio social através do respeito às diferenças e sua participação ativa. Pelo exposto, é importante debater a respeito dos modelos sociais e educacionais vigentes na atualidade que influenciam na construção de conceitos e crenças sobre as pessoas com deficiência. Para isso, é importante o questionamento sobre o modo tradicional de lecionar para estes alunos e a formação inicial e continuada de professores em relação à educação especial inclusiva, bem como o uso de recursos didáticos específicos. Considera-se, deste modo, o uso de: a) tecnologias assistivas; b) adaptações curriculares de grande e pequeno porte; c) metodologias ativas de aprendizagem objetivando mediar o aprendizado e a interação dos alunos, público alvo da educação especial na perspectiva inclusiva. Desta forma, este trabalho destaca a importância de atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência intelectual, o que inclui: a simplificação dos conceitos mais complexos, quando necessária; a utilização de linguagem mais acessível e a criação de atividades que permitam aos alunos explorar conceitos básicos de Química de forma lúdica, contextualizada e interativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12607_TB1847_10122023205423.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANE DA SILVA RAMOS" "autor_nome_curto" => "DAYANE RAMOS" "autor_email" => "dayramoos@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96057 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1847 "inscrito_id" => 12607 "titulo" => "REFLEXÃO SOBRE A TRAJETÓRIA FORMATIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA INTERFACE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "Este trabalho reflete sobre a trajetória formativa dos alunos com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da modalidade educação profissional. Assim, parte-se do relato de experiências de dois estudantes do curso de um Licenciatura em Química que exercem a atividade da monitoria acadêmica, destinada à mediação do processo ensino-aprendizagem. Com isso, considera-se um lócus privilegiado de análise das práticas pedagógicas relacionadas a esta necessidade específica. Assim, pressupõe-se que o cenário educacional ainda é influenciado por compreensões normativas que restringem e limitam a pessoa ao diagnóstico de ‘eterna criança’. Portanto, a inclusão de alunos com deficiência intelectual requer um ambiente de aprendizagem inclusivo e acolhedor, onde as potencialidades individuais sejam valorizadas, observando o desenvolvimento do aluno em relação ao seu meio de convívio social através do respeito às diferenças e sua participação ativa. Pelo exposto, é importante debater a respeito dos modelos sociais e educacionais vigentes na atualidade que influenciam na construção de conceitos e crenças sobre as pessoas com deficiência. Para isso, é importante o questionamento sobre o modo tradicional de lecionar para estes alunos e a formação inicial e continuada de professores em relação à educação especial inclusiva, bem como o uso de recursos didáticos específicos. Considera-se, deste modo, o uso de: a) tecnologias assistivas; b) adaptações curriculares de grande e pequeno porte; c) metodologias ativas de aprendizagem objetivando mediar o aprendizado e a interação dos alunos, público alvo da educação especial na perspectiva inclusiva. Desta forma, este trabalho destaca a importância de atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência intelectual, o que inclui: a simplificação dos conceitos mais complexos, quando necessária; a utilização de linguagem mais acessível e a criação de atividades que permitam aos alunos explorar conceitos básicos de Química de forma lúdica, contextualizada e interativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12607_TB1847_10122023205423.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANE DA SILVA RAMOS" "autor_nome_curto" => "DAYANE RAMOS" "autor_email" => "dayramoos@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }