Este trabalho reflete sobre a trajetória formativa dos alunos com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da modalidade educação profissional. Assim, parte-se do relato de experiências de dois estudantes do curso de um Licenciatura em Química que exercem a atividade da monitoria acadêmica, destinada à mediação do processo ensino-aprendizagem. Com isso, considera-se um lócus privilegiado de análise das práticas pedagógicas relacionadas a esta necessidade específica. Assim, pressupõe-se que o cenário educacional ainda é influenciado por compreensões normativas que restringem e limitam a pessoa ao diagnóstico de ‘eterna criança’. Portanto, a inclusão de alunos com deficiência intelectual requer um ambiente de aprendizagem inclusivo e acolhedor, onde as potencialidades individuais sejam valorizadas, observando o desenvolvimento do aluno em relação ao seu meio de convívio social através do respeito às diferenças e sua participação ativa. Pelo exposto, é importante debater a respeito dos modelos sociais e educacionais vigentes na atualidade que influenciam na construção de conceitos e crenças sobre as pessoas com deficiência. Para isso, é importante o questionamento sobre o modo tradicional de lecionar para estes alunos e a formação inicial e continuada de professores em relação à educação especial inclusiva, bem como o uso de recursos didáticos específicos. Considera-se, deste modo, o uso de: a) tecnologias assistivas; b) adaptações curriculares de grande e pequeno porte; c) metodologias ativas de aprendizagem objetivando mediar o aprendizado e a interação dos alunos, público alvo da educação especial na perspectiva inclusiva. Desta forma, este trabalho destaca a importância de atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência intelectual, o que inclui: a simplificação dos conceitos mais complexos, quando necessária; a utilização de linguagem mais acessível e a criação de atividades que permitam aos alunos explorar conceitos básicos de Química de forma lúdica, contextualizada e interativa.