Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE MANIPULAÇÃO NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO (RE)

Palavra-chaves: MATERIAIS DIDÁTICOS DE MANIPULAÇÃO;, ENSINO DE TRIGONOMETRIA, ENSINO MÉDIO Relato de Experiência(RE) Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9552
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 265
    "inscrito_id" => 127
    "titulo" => "O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE MANIPULAÇÃO NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO (RE)"
    "resumo" => "Nosso principal objetivo é proporcionar aos alunos uma abordagem de ensino e aprendizado com a utilização de materiais didáticos de manipulação como uma ferramenta de auxílio para a compreensão dos conceitos relacionados à Trigonometria, verificando os alcances e limitações desta proposta. Para este trabalho, tomamos como base para a fundamentação teórica a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, como também Briguenti (2003), Pereira (2012), Lorenzato (2009), PCN (1998), entre outros autores que escreveram acerca do tema. Além do suporte teórico, realizamos algumas intervenções e trabalhamos atividades acerca dos subsunçores e reforços dos mesmos, se necessário, atividades de construção geométrica e a construção de um teodolito caseiro. Por fim foi aplicado um questionário de autoavaliação a fim de obter dados com relação ás respostas dos alunos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "MATERIAIS DIDÁTICOS DE MANIPULAÇÃO;, ENSINO DE TRIGONOMETRIA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_29_10_2014_16_39_42_idinscrito_127_b978913bb6c8c84cfcab92e85aa485ed.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AYZE JAMMYLLE BATISTA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "AYZE JAMMYLLE"
    "autor_email" => "ayzeifpb@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9552
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 265
    "inscrito_id" => 127
    "titulo" => "O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE MANIPULAÇÃO NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO (RE)"
    "resumo" => "Nosso principal objetivo é proporcionar aos alunos uma abordagem de ensino e aprendizado com a utilização de materiais didáticos de manipulação como uma ferramenta de auxílio para a compreensão dos conceitos relacionados à Trigonometria, verificando os alcances e limitações desta proposta. Para este trabalho, tomamos como base para a fundamentação teórica a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, como também Briguenti (2003), Pereira (2012), Lorenzato (2009), PCN (1998), entre outros autores que escreveram acerca do tema. Além do suporte teórico, realizamos algumas intervenções e trabalhamos atividades acerca dos subsunçores e reforços dos mesmos, se necessário, atividades de construção geométrica e a construção de um teodolito caseiro. Por fim foi aplicado um questionário de autoavaliação a fim de obter dados com relação ás respostas dos alunos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "MATERIAIS DIDÁTICOS DE MANIPULAÇÃO;, ENSINO DE TRIGONOMETRIA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_29_10_2014_16_39_42_idinscrito_127_b978913bb6c8c84cfcab92e85aa485ed.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AYZE JAMMYLLE BATISTA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "AYZE JAMMYLLE"
    "autor_email" => "ayzeifpb@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

Nosso principal objetivo é proporcionar aos alunos uma abordagem de ensino e aprendizado com a utilização de materiais didáticos de manipulação como uma ferramenta de auxílio para a compreensão dos conceitos relacionados à Trigonometria, verificando os alcances e limitações desta proposta. Para este trabalho, tomamos como base para a fundamentação teórica a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, como também Briguenti (2003), Pereira (2012), Lorenzato (2009), PCN (1998), entre outros autores que escreveram acerca do tema. Além do suporte teórico, realizamos algumas intervenções e trabalhamos atividades acerca dos subsunçores e reforços dos mesmos, se necessário, atividades de construção geométrica e a construção de um teodolito caseiro. Por fim foi aplicado um questionário de autoavaliação a fim de obter dados com relação ás respostas dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.