Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O JOGO ELETRÔNICO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS

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Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

Este trabalho relata uma intervenção realizada em uma turma do 6º ano da escola Municipal Irmã Zélia de Nicácio, pelo Clube de Matemática Ômega do IFPE – Campus Pesqueira, na cidade de Pesqueira-PE. Na intervenção aplicamos o game Multiplication Grand Prix, buscando analisar a influência de um jogo eletrônico como ferramenta auxiliar na construção do conhecimento dos discentes. Utilizamos como referencial teórico as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), enfatizando a necessidade da inclusão da tecnologia no mundo acadêmico, e buscamos inserir novas práticas educacionais na sala de aula e, fundamentadas na Teoria Sócioconstrutivista . Elaboramos nossa intervenção destacando a necessidade de inserir novas metodologias, incentivando a interação social entre os estudantes. A aplicação do game despertou os estímulos de memorização, atenção e concentração, proporcionando que os estudantes trabalhassem com cálculo mental. Consequentemente, obtivemos resultados positivos na vivência dessa intervenção.

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