O presente trabalho tem como objetivo analisar a memória e identidade dos povos nativos impressos em narrativas literárias indígenas, voltadas para o público infanto juvenil. Através de levantamento bibliográfico, fichamentos e análise das obras literárias indígenas e de teóricos do assunto busca-se analisar como a memória e identidade estão presentes nestes textos. O trabalho vem contribuir para as pesquisas sobre literatura indígena, em que nota-se a escassez de estudos sobre o assunto em questão no meio acadêmica. Dentro da Lei a Lei. 11.645/2008, destaca-se aqui a importância desta proposta de pesquisa, principalmente para os alunos do curso de Letras que, além de outras habilidades deverão também ser conhecedores da literatura indígena amazonense e assim poder discuti-la e abordá-la com competência em sala de aula outras importância. O trabalho tem como base teórica os estudos de Munduruku ( 2017, 2020), Kambeba ( 2018, 2020, 2021 ), Almeida ( 1999, 2004, 2009 ), Thiel ( 2012 ), Graúna ( 2013 ), Souza (2018), Jacques Le Goff (1994) , e outros que possam contribuir para o aprofundamento da temática em questão.