PROJETOS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UM ESPAÇO DE PROTAGONISMO ESTUDANTIL, CRIATIVIDADE E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95944 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1697 "inscrito_id" => 11926 "titulo" => "PROJETOS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UM ESPAÇO DE PROTAGONISMO ESTUDANTIL, CRIATIVIDADE E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL." "resumo" => "O Ensino de Ciências com foco na formação para a cidadania participativa e transformação social requer um diálogo bem estabelecido entre o conhecimento e os desafios do mundo real. De acordo com Valladares (2021), a educação científica nos últimos vinte anos sofreu uma transposição da visão educacional transmissiva e unilateral dos conhecimentos científicos para uma visão transformadora da ciência. Segundo a autora essa visão tem enfoque na participação e emancipação social, promove uma nova distribuição dos benefícios da ciência, de forma equitativa na construção da resiliência global, projetando diferentes relações sociais, menos opressivas, mais solidárias e sustentáveis, não só entre os seres humanos, mas também entre eles e o meio ambiente. Desta forma, a escola possui importante papel de oportunizar educação científica de qualidade, levando estudantes a vivenciarem o pensamento científico e as práticas científicas desde a construção de hipóteses até as conclusões, por meio dos métodos científicos para a produção de conhecimento, assim como o seu impacto para a humanidade. Nesta perspectiva, este trabalho tem por objetivo compartilhar percepções, possibilidades e desafios acerca do uso da metodologia de aprendizagem baseada em projetos como estratégia para promover o protagonismo estudantil e estimular a busca por soluções para um mundo mais justo e equilibrado, utilizando conhecimentos sobre ciência e tecnologia. Essa experiência de aprendizagem foi realizada em uma unidade curricular multisseriada, com estudantes do ensino médio, tendo na metodologia escolhida um caminho para o desenvolvimento da problematização, do pensamento crítico, da criatividade, da colaboração e da empatia. Os resultados obtidos nesta experiência mostraram que a metodologia promoveu um espaço de letramento digital, diálogo e cooperação entre os estudantes e com o docente mediador, além do alto engajamento observado, ambos ilustrados pelo desenvolvimento de diferentes projetos, destacando-se a criação de um aplicativo para auxiliar professores no ensino da educação ambiental nas escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11926_TB1697_20112023012814.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA RÊNES DE ALENCAR MACHADO FONTENELLE" "autor_nome_curto" => "CARLA" "autor_email" => "carla.alencarmachado@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95944 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1697 "inscrito_id" => 11926 "titulo" => "PROJETOS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UM ESPAÇO DE PROTAGONISMO ESTUDANTIL, CRIATIVIDADE E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL." "resumo" => "O Ensino de Ciências com foco na formação para a cidadania participativa e transformação social requer um diálogo bem estabelecido entre o conhecimento e os desafios do mundo real. De acordo com Valladares (2021), a educação científica nos últimos vinte anos sofreu uma transposição da visão educacional transmissiva e unilateral dos conhecimentos científicos para uma visão transformadora da ciência. Segundo a autora essa visão tem enfoque na participação e emancipação social, promove uma nova distribuição dos benefícios da ciência, de forma equitativa na construção da resiliência global, projetando diferentes relações sociais, menos opressivas, mais solidárias e sustentáveis, não só entre os seres humanos, mas também entre eles e o meio ambiente. Desta forma, a escola possui importante papel de oportunizar educação científica de qualidade, levando estudantes a vivenciarem o pensamento científico e as práticas científicas desde a construção de hipóteses até as conclusões, por meio dos métodos científicos para a produção de conhecimento, assim como o seu impacto para a humanidade. Nesta perspectiva, este trabalho tem por objetivo compartilhar percepções, possibilidades e desafios acerca do uso da metodologia de aprendizagem baseada em projetos como estratégia para promover o protagonismo estudantil e estimular a busca por soluções para um mundo mais justo e equilibrado, utilizando conhecimentos sobre ciência e tecnologia. Essa experiência de aprendizagem foi realizada em uma unidade curricular multisseriada, com estudantes do ensino médio, tendo na metodologia escolhida um caminho para o desenvolvimento da problematização, do pensamento crítico, da criatividade, da colaboração e da empatia. Os resultados obtidos nesta experiência mostraram que a metodologia promoveu um espaço de letramento digital, diálogo e cooperação entre os estudantes e com o docente mediador, além do alto engajamento observado, ambos ilustrados pelo desenvolvimento de diferentes projetos, destacando-se a criação de um aplicativo para auxiliar professores no ensino da educação ambiental nas escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11926_TB1697_20112023012814.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA RÊNES DE ALENCAR MACHADO FONTENELLE" "autor_nome_curto" => "CARLA" "autor_email" => "carla.alencarmachado@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }