EXPERIMENTOS COMO FERRAMENTA PARA COMPREENSÃO DE FENÔMENOS ECOLÓGICOS EM TEMPOS DE PANDEMIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98735 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5388 "inscrito_id" => 18781 "titulo" => "EXPERIMENTOS COMO FERRAMENTA PARA COMPREENSÃO DE FENÔMENOS ECOLÓGICOS EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "Em meio às incertezas, desânimo e isolamento social que a pandemia causada pelo novo coronavírus impôs existia o anseio de fazer a diferença, no ensinar de docentes que se reinventaram para tornar o ensino-aprendizagem significativo. No reinventar destaca-se o professor mediador e o aluno protagonista da execução de experimentos, que consistem em ferramentas-chave para mover o ensino-aprendizagem. O movimento ocorre, porque os experimentos exigem alunos ativos, da execução à obtenção dos resultados, que também evocam criticidade e discussão. Nesse contexto, o objetivo desse estudo é apresentar o uso de experimentos como ferramenta para a compreensão de fenômenos ecológicos. Para tanto, “Efeito Estufa”, “Aquecimento Global” e “Lixo”, foram conteúdos selecionados para serem abordados por meio da aplicação de experimentos, que foram executados por licenciandos, de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, a fim de imergi-los na ementa do componente curricular de Ecologia de Comunidades e Ecossistemas. Um diálogo constante via aulas síncronas, envio de mensagens por aplicativos, e-mails e ambiente virtual de aprendizagem, foi estabelecido a fim de trocar informações e esclarecer possíveis dúvidas. Como critério avaliativo, foi solicitado um relatório final acerca dos experimentos realizados. Em meio ao caos mundial, o desafio foi executar um ensinar, além da sala de aula virtual, com o uso de ferramentas tecnológicas e utensílios comuns no dia a dia de todos. Esse ensinar, exigiu o protagonismo do saber-fazer como ferramenta para o aprendizado. De forma geral, o dinamismo proporcionado pelas práticas, motivou um ensino-aprendizagem ativo, em meio ao contexto inimaginável em que todos estavam inseridos. O diálogo constante estabeleceu uma rotina de estudos e discussões. Os experimentos foram a ferramenta-chave para o significar do ensino-aprendizagem, porque fizeram a diferença no processo de construção de conhecimentos em tempos de pandemia. Eles podem e devem ser utilizados no pós-pandemia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID18781_TB5388_20062023171012.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA CAROLINA FERREIRA GALVÃO DE HOLANDA" "autor_nome_curto" => "ROBERTA" "autor_email" => "roberta.biologaunir@gmail" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98735 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5388 "inscrito_id" => 18781 "titulo" => "EXPERIMENTOS COMO FERRAMENTA PARA COMPREENSÃO DE FENÔMENOS ECOLÓGICOS EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "Em meio às incertezas, desânimo e isolamento social que a pandemia causada pelo novo coronavírus impôs existia o anseio de fazer a diferença, no ensinar de docentes que se reinventaram para tornar o ensino-aprendizagem significativo. No reinventar destaca-se o professor mediador e o aluno protagonista da execução de experimentos, que consistem em ferramentas-chave para mover o ensino-aprendizagem. O movimento ocorre, porque os experimentos exigem alunos ativos, da execução à obtenção dos resultados, que também evocam criticidade e discussão. Nesse contexto, o objetivo desse estudo é apresentar o uso de experimentos como ferramenta para a compreensão de fenômenos ecológicos. Para tanto, “Efeito Estufa”, “Aquecimento Global” e “Lixo”, foram conteúdos selecionados para serem abordados por meio da aplicação de experimentos, que foram executados por licenciandos, de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, a fim de imergi-los na ementa do componente curricular de Ecologia de Comunidades e Ecossistemas. Um diálogo constante via aulas síncronas, envio de mensagens por aplicativos, e-mails e ambiente virtual de aprendizagem, foi estabelecido a fim de trocar informações e esclarecer possíveis dúvidas. Como critério avaliativo, foi solicitado um relatório final acerca dos experimentos realizados. Em meio ao caos mundial, o desafio foi executar um ensinar, além da sala de aula virtual, com o uso de ferramentas tecnológicas e utensílios comuns no dia a dia de todos. Esse ensinar, exigiu o protagonismo do saber-fazer como ferramenta para o aprendizado. De forma geral, o dinamismo proporcionado pelas práticas, motivou um ensino-aprendizagem ativo, em meio ao contexto inimaginável em que todos estavam inseridos. O diálogo constante estabeleceu uma rotina de estudos e discussões. Os experimentos foram a ferramenta-chave para o significar do ensino-aprendizagem, porque fizeram a diferença no processo de construção de conhecimentos em tempos de pandemia. Eles podem e devem ser utilizados no pós-pandemia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID18781_TB5388_20062023171012.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA CAROLINA FERREIRA GALVÃO DE HOLANDA" "autor_nome_curto" => "ROBERTA" "autor_email" => "roberta.biologaunir@gmail" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }