O presente trabalho objetivou realizar uma revisão integrativa sobre os impactos causados pela Pandemia da Covid-19 no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental – anos iniciais. A pesquisa parte da seguinte questão problematizadora: Como ocorreram as ações educativas no período de distanciamento social causado pela pandemia do novo Coronavírus SARS-CoV-2? Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, com a finalidade de reunir trabalhos em base de dados que tratassem sobre a temática, sendo as bases: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Capes, Educ@, ERIC e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Google Acadêmico, usando as combinações de palavras-chave: "pandemia covid-19" and "práticas pedagógicas" and "ensino" and "aprendizagem” and “ensino fundamental” and “anos iniciais”, delimitou-se trabalhos publicados entre os anos de 2020 a 2022. Foram selecionados dezessete trabalhos que evidenciaram ações realizadas por profissionais dos anos iniciais da educação durante a pandemia da covid-19. A análise dos artigos evidenciou três categorias: as ações adotadas para o enfrentamento da COVID-19 no âmbito educacional; práticas pedagógicas: tecendo caminhos para amenizar o distanciamento; e a atuação das famílias durante a educação pandêmica. Os resultados evidenciaram que o ERE, por um lado, acentuou as desigualdades educacionais em função da falta de acesso tecnológico, baixa escolaridade familiar e, por outro, acelerou mudanças na rotina escolar e didática dos docentes e discentes. Portanto, é de suma importância que políticas de formação continuada, de acesso as TDIC’s e internet sejam desenvolvidas, com a finalidade de transformar a realidade dos atores e atrizes escolares, afim de superar o abismo educacional e garantir a recomposição das aprendizagens.