Neste trabalho apresentam-se dados acerca da avaliação da aprendizagem e suas articulações com o cotidiano pedagógico em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, a partir dos achados da pesquisa institucional intitulada: Os registros da aprendizagem discente como norteadores da prática pedagógica: da fundamentação teórica à elaboração de propostas. Com o objetivo de refletir acerca dos instrumentos e critérios utilizados pelos professores do Ensino Fundamental - anos iniciais, para avaliar a aprendizagem, parte-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo documental com análise descritiva dos instrumentos e fichas de critérios adotadas pelos docentes de cinco escolas da rede pública de municípios do interior do Rio Grande do Norte/RN. As reflexões tecidas na investigação, evidenciaram que, o registro escrito é o principal instrumento avaliativo para acompanhar a aprendizagem e desenvolvimento discente, cujas informações orientam as práticas de ensino frente às necessidades dos alunos e objetivos docentes. Contudo, diante dos aspectos que emergiram da análise dos registros escritos, como indefinição de periodicidade, ausência de critérios claros que atendam a necessidade do aluno, sugeriu-se possíveis redimensionamentos atitudinais e organizacionais a partir da elaboração de critérios, que impliquem na reorganização pedagógica nas escolas, com o intuito de produzir reflexões e acompanhamentos qualitativos que de fato, detalhem os avanços na aprendizagem dos alunos.