A cor da ternura é uma narrativa de Geni Guimarães, escritora, brasileira e negra, que conta a história de uma menina, cuja infância é marcada pela pobreza e por vivências de preconceito, mas a lição abordada na leitura é de como sobreviver com "ternura" em um país marcado pelo racismo. Desse modo, o objeto do nosso trabalho é produzir um material didático para que os professores possam trabalhar a leitura da narrativa "A cor da ternura" em suas salas de aula e, através dela, além de incentivar o ato de ler, promover também reflexões acerca do racismo, combatendo-o e extinguindo-o de nossas salas de aula. Nesse sentido, nos pautamos em uma abordagem interdisciplinar, que preza sobretudo por uma leitura prazerosa, promovida das aulas de Língua Portuguesa, mas dialogando também com a História e Arte, enquanto disciplinas complementares à discussão. Para o trabalho com a leitura, utilizaremos os cartões de funções, propostos por Rildo Cosson (2014), com o objetivo que os alunos consigam refletir, debater e produzir acerca do livro. No que se refere as produções, a partir da leitura do livro, sugerimos no decorrer do trabalho, a reescrita de algumas partes, a produção de desenhos e mapas mentais e a utilização do teatro.