Este trabalho traz à tona a incorporação de tecnologias associadas a jogos virtuais como o Minecraft Education Edition aliado a utilização de ferramentas de inteligência artificial como mecanismos de aprimoramento do processo de ensino no âmbito da educação profissional conduzida pelo Senac Zona Norte, na cidade de Natal-RN, especificamente expondo-se o desenvolvimento de atividades realizadas na esfera do nível de aprendizagem profissional da referida instituição de ensino. O objetivo central foi promover a criação de um ambiente de aprendizado cuja finalidade se constituía como um laboratório voltado para práticas virtuais dos cursos do eixo de gestão e negócios, voltados para as operações do segmento de supermercados, visando fomentar as práticas dos mais diversos conhecimentos teóricos repassados aos aprendizes em momentos anteriores. A metodologia pautou-se numa abordagem de natureza qualitativa, caráter descritivo-explicativa e fundamentada por meio de estudo de caso para construção do ambiente virtual. Os referenciais teóricos que deram o suporte para a construção científica estão relacionados diretamente relacionados a educação profissional, novas tecnologias de aprendizagem e gameficação. Na condução das atividades, tem-se que os resultados obtidos foram que obteve-se um aperfeiçoamento no desenvolvimento das competências de aprendizagens desenvolvidas pelos alunos de forma substancial, tendo em vista que o processo de aprendizagem com foco no uso de tecnologias educacionais despertou o interesse de todos da turma permitindo-se, por sua vez, um maior engajamento e menores resistências as aulas até então ministradas que pautavam-se em uso de metodologias mais tradicionais e, com a mudança anteriormente mencionada o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes/valores requeridos dos alunos pode ser amplamente trabalhado e desenvolvido com êxito resultando na interação mais efetiva entre os alunos, maior capacidade de desenvolver soluções inovadores, melhoria no processo de construção do conhecimento e maior êxito no processo de comunicação e de relações interpessoais.